Panair do Brasil. Consolidated PBY 5A Catalina,
registro PP-PCZ (cn/cv 282). Em algum lugar do passado.
Breve histórico da aeronave:
Construído em meados de 1943, pela Boeing Canadá, Vancouver, sob
supervisão da Canadian Vickers Co., foi equipado com dois motores Pratt &
Whitney Hornet Engines.
Os registros desta aeronave iniciam-se em 25 de outubro de 1943,
como pertencente ao Eastern Air Command,
matricula 5 (BR).
Permaneceu em missões de patrulhamento pela costa até ser vendido
pela Charles Babb Co. de Nova York, em novembro de 1947.
Adquirido pela Panair do Brasil em 05 de dezembro de 1947,
matriculado PP-PCZ, foi registrado em 04 de janeiro de 1948, batizado
“Bandeirante Jácome Raymundo de Noronha”.
Em 29 de Janeiro de 1948, em Belém, foi submetido à inspeção
completa.
Acidentado em Tapuruquara, Amazonas, em 27 de março de 1960, foi
reparado.
W/O reportado em 11 de abril de 1964, na localidade de Portel,
Pará. Foi resgatado, porém nunca reparado.
Registro cancelado em 25 de novembro de 1964.
Disponível em: http://fotolog.terra.com.br/jban
Comentários extraídos do post:
"Assim era a maioria dos "aeroportos" pelo interior do Brasil (principalmente no Norte/Nordeste) durante a década de 30, no início da aviação comercial. Quando muito, havia uma pista de grama e um barracão como terminal e escritório da companhia. Durante a década de 40, a Panair recebeu a incumbência de construir e operar a rede de aeroportos do Nordeste. Até hoje existe uma pendência judicial entre o espólio da Panair e a União a respeito do Aeroporto dos Guararapes em Recife".
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