Panair
do Brasil. Lockheed L-149-46-26 Constellation, matrícula PP-PDH (cn 2050). Aeroporto
Santos Dumont, Rio de Janeiro.
Registro
fotográfico encontrado na rede, da coleção de “Vito Cedrini”. Informações
adicionais serão bem vindas.
Sobre
a aeronave:
Construído em
1946, foi equipado com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3).
Adquirido
pela PAN AM em 20 de março de 1946 foi matriculado N88850, batizado “Clipper
Intrepid”.
Convertido
para a versão L-149, rebatizado “Clipper Congo”.
Transferido
para a Panair do Brasil em 1955, foi matriculado PP-PDH, batizado “Bandeirante
Manoel Preto”.
Após
o "pouso forçado" da Panair, sua frota foi "entregue" a
várias companhias. Entre elas, a pouco conhecida "ASAS", empresa de
transporte de carne fresca, que ficou com o PP-PDH. Porém, nunca chegou a
voá-lo.
Sucateado
em 1974, após ter permanecido armazenado por algum tempo no Aeroporto
Internacional do Galeão (GIG); desmontado e vendido a preço de ferro velho.
Um comentário:
me considero parte da História da Panair,pois fui eu que recebi a mensagem da sua cassação em 10/2/1965,no Rio. Era o sgt radio-operador, no momento. Mensagem vinda de um avião da FAB(avro),tendo a bordo Israel Pinheiro,O Pres.Castelo Branco,etc.Meu nome Nildo Martins Serra. Mais informações pelo email:serra.fab@gmail.com.Obrigado
Postar um comentário