Panair
do Brasil. SUD SE-210 Caravelle 6-R, matricula PP-PDX (cn 126/127). Aeroporto
Internacional do Galeão (GIG), Rio de Janeiro.
Registro
fotográfico garimpado na rede, atribuído a A V Pettit. Informações adicionais serão bem vindas.
Disponível em:
Sobre
a aeronave:
Construído
em 18 de julho de 1962 (primeiro voo), na configuração F20Y49 (80 passageiros),
foi equipado com dois motores Rolls-Royce RA-29 Mk. 533R Avon, matriculado inicialmente F-WJAK, para testes, pela SUD Aviation.
Adquirido
novo pela Panair do Brasil no ano de 1961 teve sua pré-entrega em Toulouse,
França, em 14 de agosto de 1962.
Trasladado
para o Brasil, chegou ao Rio de Janeiro no Aeroporto
Internacional do Galeão (GIG), em 16 de agosto de 1962, foi matriculado PP-PDX,
batizado “Bandeirante Fernando de Camargo".
No
mês de maio de 1963, foi localizado breve registro para a TAP-AIR PORTUGAL
(Vôos da Amizade?), matricula CS-TCD...
Após
o "pouso forçado" da Panair, em fevereiro de 1965, foi transferido
para o Governo Brasileiro, com a mesma matricula, operado até 1966.
Transferido
para a Cruzeiro do Sul em 17 de fevereiro de 1966, manteve a mesma matricula.
Transferido
para a TAP, mediante leasing, foi matriculado CS-TCD.
W/O
reportado em 01 de junho de 1973, em São Luiz.
Um comentário:
Boa tarde. Gostaria de perguntar se alguém saberia onde estão os Caravelles. Se ainda há algum modelo em algum museu, ou somente podemos os ver por registro fotográfico. Obrigada.
Postar um comentário