Panair do Brasil. Lockheed 18-10-01 Lodestar, registro PP-PBB (cn 18-2081). Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBSP), Rio de Janeiro, década de 40.
Registro fotográfico garimpado na rede durante minhas incansáveis pesquisas (Fotógrafo Ulysses). Informações adicionais serão bem vindas.
Ao fundo outros dois Lockheeds. Em segundo plano, o PP-PBD (cn 18-2083).
Breve histórico das aeronaves:
PP-PBB:
PP-PBD:
Transferido para a Panair do Brasil em 07 de Abril de 1941, foi matriculado PP-PBD.
w/o reportado em 18 de agosto de 1941, em São Paulo.
Ao fundo outros dois Lockheeds. Em segundo plano, o PP-PBD (cn 18-2083).
Breve histórico das aeronaves:
PP-PBB:
Breve Histórico:
Construído em 1941, foi equipado
com dois
motores de Pratt & Whitney de 1200 hp Twin Wasp S1C3-G, configurado inicialmente na versão PAX
12, alterada para PAX 13 em 11 de maio de 1945 (DOU de 16/05/1945 – p. 25 –
Seção I).
Adquirido pela Pan American
Airways (PAN AM) em 02 de março de 1941, matriculado NC 33666 (Alaska Division).
Transferido à Panair do Brasil em
30 de março de 1941 foi matriculado PP-PBB em 22 de abril de 1941.
Em 08 de janeiro de 1948, por
despacho da Diretoria de Aviação Civil – DC-107-48 –, publicado no DOU de 13 de
janeiro de 1948, p. 16 – Seção I, foi cancelado, a requerimento da Panair do
Brasil, o registro PP-PBB (cn 2081).
Vendido em 10 de janeiro de 1948
para Transportes Aéreos Universal Limitada, matriculado PP-BBA em 16 de janeiro
de 1948.
Por despacho datado de 24 de
dezembro de 1947 (DC-9.020-47), foi autorizada a mudança de propriedade e
reserva de matrícula para o PP-PBB (PP-BBA), publicado no DOU de 03 de janeiro
de 1948, p. 23 – Seção I, a requerimento da TAUL.
Em 01 de dezembro de 1948
retirado de uso devido a falência da empresa, registro cancelado em 13 de
janeiro de 1951.
Fonte: The Lockheed
Twins, Book.
PP-PBD:
Construído no ano de 1941, foi equipado com dois
motores Pratt & Whitney S1C3G de 1050 hp.
Adquirido pela PAN AM (Pan American
Airways – Alaska Division), em 28 de março de 1941, foi matriculado NC33668.
Transferido para a Panair do Brasil em 07 de Abril de 1941, foi matriculado PP-PBD.
w/o reportado em 18 de agosto de 1941, em São Paulo.
Registro cancelado em 04 de outubro de 1941.
Fonte: The Lockheed Twins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário