Pesquisa Personalizada

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Lockheed 18-10-01 Lodestar - PP-PBB - PP-PBD



Panair do Brasil. Lockheed 18-10-01 Lodestar, registro PP-PBB (cn 18-2081). Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBSP), Rio de Janeiro, década de 40.

Registro fotográfico garimpado na rede durante minhas incansáveis pesquisas (Fotógrafo Ulysses). Informações adicionais serão bem vindas.

Ao fundo outros dois Lockheeds. Em segundo plano, o PP-PBD (cn 18-2083).

Breve histórico das aeronaves:

PP-PBB:


Breve Histórico:

Construído em 1941, foi equipado com dois motores de Pratt & Whitney de 1200 hp Twin Wasp S1C3-G, configurado inicialmente na versão PAX 12, alterada para PAX 13 em 11 de maio de 1945 (DOU de 16/05/1945 – p. 25 – Seção I).

Adquirido pela Pan American Airways (PAN AM) em 02 de março de 1941, matriculado NC 33666 (Alaska Division).

Transferido à Panair do Brasil em 30 de março de 1941 foi matriculado PP-PBB em 22 de abril de 1941.

Em 08 de janeiro de 1948, por despacho da Diretoria de Aviação Civil – DC-107-48 –, publicado no DOU de 13 de janeiro de 1948, p. 16 – Seção I, foi cancelado, a requerimento da Panair do Brasil, o registro PP-PBB (cn 2081).

Vendido em 10 de janeiro de 1948 para Transportes Aéreos Universal Limitada, matriculado PP-BBA em 16 de janeiro de 1948.

Por despacho datado de 24 de dezembro de 1947 (DC-9.020-47), foi autorizada a mudança de propriedade e reserva de matrícula para o PP-PBB (PP-BBA), publicado no DOU de 03 de janeiro de 1948, p. 23 – Seção I, a requerimento da TAUL.

Em 01 de dezembro de 1948 retirado de uso devido a falência da empresa, registro cancelado em 13 de janeiro de 1951.

Fonte: The Lockheed Twins, Book.


PP-PBD:


Construído no ano de 1941, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney S1C3G de 1050 hp.

Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways – Alaska Division), em 28 de março de 1941, foi matriculado NC33668.

Transferido para a Panair do Brasil em 07 de Abril de 1941, foi matriculado PP-PBD.

w/o reportado em 18 de agosto de 1941, em São Paulo.

Registro cancelado em 04 de outubro de 1941.

Fonte: The Lockheed Twins.

Nenhum comentário: