Panair
do Brasil. Lockheed L-149-46-26
Constellation, matrícula PP-PDF (cn 2038). Aeroporto Santos
Dumont, Rio de Janeiro.
Registro
fotográfico garimpado na rede. Informações adicionais serão bem vindas.
Sobre
a aeronave:
Construído em
1946, foi equipado com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3).
Adquirido
pela PAN AM em 21 de janeiro de 1946 foi matriculado N88838, batizado “Clipper Donald
McKey”.
Convertido
para a versão L-149.
Transferido
para a Panair do Brasil em 07 de dezembro de 1953, foi matriculado PP-PDF,
batizado “Bandeirante Garcia Rodrigues Paes Leme”.
Foi
retirado de uso e armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), em
fevereiro de 1964.
Sucateado
em 1974; desmontado e vendido a preço de ferro velho.
3 comentários:
Prezado, Este avião já esteve envolvido em uma história curiosa: Meu avô foi Cmandante da Panair, e penso ter sido este o avião envolvido na situação. Tenho uma reportagem de jornais de época (1956), que o avião de prefixo PP-PDF, passou por situação de emergência (pane em dois motores) e e foi conduzido com perfeição ao aeródromo de Bauru-SP, cuja pista não tinha (até então) capacidade para um avião daquela "tonelagem."
Este avião conduzia o time do Flamengo à uma excursão em Lima, Peru. Fazia a rota Rio-Lima. Caso não existam dois aviões de mesmo prefixo PP-PDF, lhe agradeço muito por ter me proporcionado um dos momentos mais especiais de minha vida: Ter visto esta foto! Posso lhe encaminhar as reportagens, caso tenha interesse, à fim de ilustrar ainda mais seu blog e também para atestar a veracidade de meu relato. Grande abraço!
Gustavo
Cmte Félix Safadi
Vejam estas fotos do aparelho!
http://www.fundacaobunge.org.br/acervocmb/inc/midia.php?id=4851
http://www.fundacaobunge.org.br/acervocmb/inc/midia.php?id=4849
Postar um comentário