Panair do Brasil. SUD SE Caravelle VI-R, registro PP-PDU (cn 118/117). Aeroporto Internacional do Galeão, Rio de Janeiro 20 de julho de 1962.
Registro fotográfico garimpado na rede, disponível em:
http://www.fotolog.com.br/jban/36897776/
Do post original, cito:
"... foto da chegada do voo inaugural do CARAVELLE VI R, infelizmente não tenho a data deste evento nem possuo a identificação de todos, identifico apenas o meu falecido pai, navegador SILVA, o primeiro da esquerda para a direita, alem dele a pessoa do Presidente da Panair, Dr. Paulo Sampaio. Anderson Silva"
Sobre
a aeronave:
Construído
em 15 de junho de 1962 (primeiro voo), na configuração F20Y49, foi equipado com
dois motores Rolls-Royce RA-29 Mk. 533R Avon,
matriculado inicialmente F-WJAO, para
testes, pela SUD Aviation.
Adquirido
novo pela Panair do Brasil no ano de 1961 teve sua pré-entrega em Toulouse,
França, em 19 de julho de 1962.
Trasladado
para o Brasil, chegou ao Rio de Janeiro (GIG) em 20 de julho de 1962, foi
matriculado PP-PDU, batizado "Bandeirante Antão Leme da Silva" em 08
de agosto de 1962 pela Primeira Dama da República Srª Maria Tereza Goulart, em
cerimônia no Aeroporto Internacional de Brasília (Periódico A Noite, de
09/08/1962).
O
traslado de Toulouse para o Rio de Janeiro (GIG), com escalas em Lisboa, Dakar
e Recife, foi feito pelos Comandantes Paixão e Escobar, Piloto Monteiro e Radio
Navegador (Telegrafista?) Lisboa (Periódico A Noite, de 21 de julho de
1962).
W/O
reportado em 06 de setembro de 1963, durante o procedimento de aproximação em
GAMELA (Pernambuco).
Uma
quase colisão em voo com outra aeronave próximo a Recife obrigou o piloto a
realizar uma manobra evasiva que salvou os ocupantes, mas não a
aeronave. Pousando minutos depois em Recife, constatou-se que na manobra,
as tolerâncias estruturais da aeronave foram ultrapassadas. O Caravelle sofreu
deformações que decretaram o fim de sua operação.
Armazenado
no Aeroporto do Galeão, foi desmontado, vendido como sucata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário