Pesquisa Personalizada

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Consolidated Commodore - PP-PAG


Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16-1, registro PP-PAG (cn 6). Rio de Janeiro.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave, e da companhia:

Construído no final da década de 20, início dos anos 30, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Hornet  Engines (575hp).
Adquirido inicialmente pela NYRBA - New York -, foi matriculado NC 662M, batizado "Uruguay", e posteriormente "São Paulo".
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota e suas filiais.

No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.

Transferido para a Panair do Brasil, em meados de 1930, foi matriculado P-BDAG, rematriculado PP-PAG em 1931. Permaneceu em operação na Panair até o ano de 1944, oportunidade em que foi transferido para a FAB, batizado "Manaus".

Um comentário:

Marcos disse...

INTERESSANTÍSSIMA ESSA FOTO DO PP-PAG
AO LADO ESQUERDO O MIRANTE 'CHAPÉU DE SOL'
AO LADO DIREITO O 'CRISTO REDENTOR'
O MIRANTE FOI CONSTRUÍDO MUITO ANTES E FOI O PRIMEIRO MIRANTE NO CORCOVADO. COM O MIRANTE FOI TAMBÉM CONSTRUÍDA A FERROVIA QUE RESISTE FUNCIONANDO ATÉ HOJE MANTENDO SEU TRAÇADO ORIGINAL. O TREM DE HOJE É BASTANTE CONFORTÁVEL E A VIAGEM MARAVILHOSA.
TERMINADA A CONSTRUÇÃO DA ESTÁTUA DO CRISTO, O MIRANTE CHAPÉU DE SOL' FOI RETIRADO INTEIRAMENTE.