Para lembrar e relembrar do tempo em que voar era um "acontecimento social"... Só com o glamour da Panair...
Pesquisa Personalizada
quinta-feira, 25 de junho de 2015
Fairchild 91 – Baby Clipper - PP-PAT
Panair do Brasil. (Fairchild 91 – Baby Clipper), registro PP-PAT (cn 9403). Belém/PA, década de 30/40.
Registro fotográfico recuperado de vídeo, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1936, pela Fairchild Aircraft Corporation, Hagerstown, Maryland, EUA, foi equipado com um motor Pratt & Whitney PW Hornet S2E-G radial (750hp). Apenas três modelos nesta configuração foram construídos, a pedido da PAN AM: o NC14743 – protótipo com flutuadores de asa retrátil e “zap flaps”, o NC14744 (PP-PAP) e o NC15952 (PP-PAT).
Erroneamente, assim, passamos a identificar o PP-PAT como sendo o Fairchild XA-942A, quando o modelo correto é “Fairchild 91 – Baby Clipper”.
Adquirido novo pela PAN AM (Pan American Airways) em 06 de janeiro de 1937, foi matriculado NC 15952, configurado para dois tripulantes (pilotos) e oito passageiros.
Transferido para a Panair do Brasil em fevereiro de 1937, foi matriculado PP-PAT, operado até meados de 1944.
Nenhum comentário:
Postar um comentário