Pesquisa Personalizada

sábado, 1 de janeiro de 2011

Consolidated Commodore - P-BDAE


Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16, registro P-BDAE (cn 5). Em algum lugar do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave.

Construído na década de 30, foi inicialmente adquirido pela NYRBA, matriculado NC 661M, batizado "New York" e, depois, "Santos".

Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 15 de setembro de 1930, mediante incorporação da NYRBA (Panair), manteve a mesma matricula.

Transferido para a Panair do Brasil, em 08 de maio de 1930, foi matriculado P-BDAE, e, depois, PP-PAE.

A esse respeito, leia:


Retirado de uso em 1940.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Douglas DC-7C - PP-PDN


Panair do Brasil. Douglas DC 7C, registro PP-PDN (cn 45125/814). Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), Rio de Janeiro.

Registro fotográfico encontrado na rede durante minhas incansáveis pesquisas. Qualquer informação adicional que possa identificar o nome do fotógrafo, a data e o local será bem vinda.

Pequeno histórico:

Construído no ano de 1957, foi equipado com quatro motores Wright R-3300-18.

Adquirido novo pela Panair do Brasil em meados de 1957, foi matriculado PP-PDN, batizado Bandeirante Nicolau Barreto.

Empregado nas rotas internacionais da empresa. Foi alugado à TAP PORTUGAL, mantendo a mesma matricula e repintado (foto), com o slogan "PANAIR - TAP". Ao fim de uma bela trajetória foi sucateado, desmontado e vendido a preço de ferro velho.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Lockheed Constellation - PP-PCF



Panair do Brasil. Lockheed L.049-46-26 Constellation, registro PP-PCF (cn 2049). Em algum lugar do passado em 1946.

Registro fotográfico encontrado na rede, informações adicionais que possam contribuir na identificação do fotógrafo, data, local, etc, serão bem vindas.

Histórico:

Em seus 35 anos de existência a PANAIR DO BRASIL contabilizou em sua frota o total de 16 Lockheed Constellation, modelos L.049 e L.149: o PP-PCF, foi o primeiro recebido. Em 03 de abril de 1946, o PP-PCF, batizado de "Bandeirante Manuel de Borba Gato" (outro diferencial PANAIR, batizando suas aeronaves com o nome dos bandeirantes desbravadores da nova terra chamada BRASIL), inaugurou a primeira linha transoceânica para a Europa, sob a bandeira da pioneira PANAIR DO BRASIL.

O vôo partiu do Rio de Janeiro e efetuou as seguintes escalas: Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres, sendo este, por sinal, o primeiro avião internacional a pousar no recém inaugurado aeroporto britânico. Este equipamento foi entregue novo a PAN AM, em 22 de março de 1946, matriculado NC88849. Apesar do registro americano o "Connie" NC88849 NUNCA voou pela PAN AM. Foi diretamente para a então subsidiária PANAIR DO BRASIL, com que permaneceu até ser destruído em data de 14 de julho de 1962, no aeroporto do Rio de Janeiro (GIG).

Possuiu dois "títulos": Bandeirante Antonio Rodrigues Velho e Bandeirante Manuel de Borba Gato. Em julho 1962, foi retirado de uso e armazenado na base do Rio de Janeiro. Foi finalmente sucateado no ano de 1969.