Pesquisa Personalizada

sábado, 19 de abril de 2008

Douglas DC-8-33 - PP-PDS



Panair do Brasil. Douglas DC 8-33, registro PP-PDS (cn 45272/118). Aeroporto de Paris, em algum momento do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

História:

O Douglas DC-8-33 foi entregue à PANAIR DO BRASIL em 21 de Março de 1961, registrado como PP-PDS, batizado de "Bandeirante Manuel de Borba Gato". Com "Pouso Forçado" da Panair, este equipamento foi transferido para a VARIG em julho de 1965, que assumiu as rotas da PANAIR, operadas com o PDS. O PP-PDS permaneceu com a VARIG até Outubro de 1975.

Consulte o registro fotográfico aqui:

http://www.airliners.net/open.file/0103642/L/

Em 15 de fevereiro de 1978 foi transferido para a American Jet Industries, matriculado N59AJ, e batizado "The Silver Arrow".

Veja o registro aqui:

http://www.airliners.net/open.file/1070249/L/

Em Março de 1979, foi repassado para a Gulfstream American. Convertido para a versão "freighter" 33F 2-80 (DC 8-33F-2-80). Armazenado em Mojave no mês de setembro de 1981. Em janeiro de 1985 foi adquirido pela Charlotte Aerospace Company. Em 14 de Junho de 1989, pela Jet Aviation Components & Aircraft. Em 15 de agosto de 1990, foi repassado à LAC Colombia; arrendado em março de 1991 para Tocumen Air Cargo, matriculado HP-1166. Finalmente, arrendado à Export Air, em 20 de fevereiro de 1992... até ser totalmente deteriorado em IQT.

O que restou dele, sob a Bandeira da Export Air, pode ser visto aqui:
http://www.airliners.net/open.file/0623505/L/

Nenhum comentário: