Panair do Brasil. Lockheed
L-049-46-26 Constellation, matricula PP-PCB (cn 2048). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na
rede. Informações adicionais serão bem vindas!
Sobre a aeronave:
Construído em 1946, foi equipado
com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3),
radial.
Adquirido pela PAN AM em 15 de
março de 1946, foi matriculado N88848, batizado "Clipper Golden
Gate", jamais operado pela PAN AM. Armazenado até julho de 1946, quando
foi transferido para a Panair do Brasil.
Transferido para a Panair do
Brasil em 21/07/1946, entregue apenas em 27/07/1946, foi matriculado PP-PCB,
batizado "Bandeirante Domingos Alfonso Sertão".
Modificado para L-049-46.
Retirado de serviço e estocado no
Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), parcialmente canibalizado em
1962.
Foi sucateado e desmontado no Rio
de Janeiro, em 1969: vendido a preço de ferro velho para a Engenav Engenharia e
Construções em 28/04/1969.
Dois aviões da Panair tiveram
este registro: o Lockheed Constellation, da foto, Registro PP-PCB, e um Douglas
DC-4 (encomenda cancelada), também matriculado PP-PCB.
2 comentários:
O Comandante Coriolano Luiz Tenan,nascido em 1905.
brevetou-se em 1925 e voou 1800 hs em aviões militares, em 1935 ingressou na Panair para pilotar o Bandeirantes, que até aquela hora estava nas mãos de pilotos-americanos, em 27 de novembro de 1952 o Comandante decolou de Roma com destino a Zurich, num võo de 9 horas e 40 minutos no Constelation PP-PCB e a 5550 metros de altura completou 20 mil horas de vôo., a Panair fez até um bolo com a inscrição 20.000 horas.
Meu avô Coriolano Luiz Tenan nasceu em 4 de janeiro de 1904 . Muito obrigado por lembrar dele!!! Meu nome é Anna Lucia Tenan e sou neta filha de Carlos Luiz Tenan.
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