Panair do Brasil. Lockheed Constelation - Cockpit. Matricula PP-PDC (cn 2056).
Registro fotográfico encontrado na rede durante minhas pesquisas. Informações adicionais que possam contribuir na identificação do fotógrafo, local e data serão bem vindas.
Registro fotográfico encontrado na rede durante minhas pesquisas. Informações adicionais que possam contribuir na identificação do fotógrafo, local e data serão bem vindas.
Disponível em:
http://www.famgus.se/Vykort/APC-CrewsPassengers.html#Panair
Breve histórico da aeronave:
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1946, foi equipado com quatro motores Wright R-3350-745C18BA-1 radial.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways), entregue em 15 de abril de 1946, foi batizado "Clipper Paul Jones", matriculado N88856.
No ano de 1950 foi transferido para a Panair do Brasil, batizado "Bandeirante Domingos Dias Prado", matriculado PP-PDC.
Operado pela Panair até o ano de 1961.
Reportado w/o em 26 de janeiro de 1961, no Aeroporto da Pampulha (PLU/SBBH), Belo Horizonte/MG.
Voando muito rápido e baixo, o Constellation PP-PDC tocou o solo demasiadamente distante da cabeceira da pista molhada. O avião, após derrapar e rodar no solo, encaixou-se em uma vala ao lado da pista de decolagem. Como causas do acidente, foi apontada como incorreta a estimativa de distância da pista e a negligência dos tripulantes em comando quanto às limitações da aeronave.
Sobre o acidente:
2 comentários:
Caros,
o Canal Brasil exibe o filme Panair do Brasil nesta quinta-feira, dia 06 de outubro, às 22h00 e o diretor Marco Altberg vai conversar com os internautas ao vivo pelo site do Canal Brasil, em um chat com webcam. Vejam como participar e divulguem: http://canalbrasil.globo.com/programas/cine-chat-brasil/materias/proximo-cine-chat-brasil-sera-dia-0610.html
Olá
A cabine da foto é de um Constellation e não de um DC-8.
Saudações
Vicente
Postar um comentário