Panair do Brasil. SUD SE-210 Caravelle 6-R, matricula PP-PDZ (cn 131/128). In flight.
Registro fotográfico de garimpado na rede. Informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 18 de julho de 1962 (primeiro voo), na configuração F20Y49 (80 passageiros), foi equipado com dois motores Rolls-Royce RA-29 Mk. 533R Avon, matriculado inicialmente F-WJAN, para testes, pela SUD Aviation.
Adquirido novo pela Panair do Brasil no ano de 1961 teve sua pré-entrega em Toulouse, França, em 14 de setembro de 1962.
Trasladado para o Brasil, chegou ao Rio de Janeiro no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), em 16 de setembro de 1962, foi matriculado PP-PDZ, batizado “Bandeirante Francisco Dias de Ávila”.
Após o "pouso forçado" da Panair, em fevereiro de 1965, foi transferido para o Governo Brasileiro, com a mesma matricula, operado até 1966.
Transferido para a Cruzeiro do Sul em 25 de março de 1966, manteve a mesma matricula.
Transferido para a Aerotal Colombia em dezembro de 1978, matriculado HK-2212X, rematriculado HK-2212.
Registro fotográfico de garimpado na rede. Informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 18 de julho de 1962 (primeiro voo), na configuração F20Y49 (80 passageiros), foi equipado com dois motores Rolls-Royce RA-29 Mk. 533R Avon, matriculado inicialmente F-WJAN, para testes, pela SUD Aviation.
Adquirido novo pela Panair do Brasil no ano de 1961 teve sua pré-entrega em Toulouse, França, em 14 de setembro de 1962.
Trasladado para o Brasil, chegou ao Rio de Janeiro no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), em 16 de setembro de 1962, foi matriculado PP-PDZ, batizado “Bandeirante Francisco Dias de Ávila”.
Após o "pouso forçado" da Panair, em fevereiro de 1965, foi transferido para o Governo Brasileiro, com a mesma matricula, operado até 1966.
Transferido para a Cruzeiro do Sul em 25 de março de 1966, manteve a mesma matricula.
Transferido para a Aerotal Colombia em dezembro de 1978, matriculado HK-2212X, rematriculado HK-2212.
3 comentários:
Como comissário de bordo voei este avião pelos Serviços Aereos Cruzeiro do Sul, mas a configuração de passageiros era menor, 60 ou 64, não me recordo bem. Todos os seis que a Cruzeiro voava vieram da Panais. Os da Varig eram diferentes, tinham refluxo de paraquedas na cala ao pousar. Os da Cruzeiro não.
Meu chamava então Comissário Curvello.
Vi muitas vezes os Caravelle da Cruzeiro do Sul no GIG nos anos 70, as asas eram mais enflechadas que o que parece ser o 6R nessa foto.
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