Panair do Brasil. Consolidated PBY 5A Catalina, registro PP-PCY (cn 242). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico recuperado de vídeo, informações complementares serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído em meados de 1943, pela Boeing Canadá, Vancouver, sob supervisão da Canadian Vickers Co., foi equipado com dois motores Pratt & Whitney R-1830-92.
Os registros desta aeronave iniciam-se em 25 de outubro de 1943, como pertencente ao Eastern Air Command, matricula 5 (BR).
Permaneceu em missões de patrulhamento pela costa até ser vendido pela Charles Babb Co. de Nova York, em novembro de 1947.
Adquirido pela Panair do Brasil em 05 de dezembro de 1947, matriculado PP-PCY, foi registrado em 04 de janeiro de 1948, batizado “Bandeirante Antônio Dias Adorno”.
Em 29 de Janeiro de 1948, em Belém, foi submetido à inspeção completa.
Acidentado em Tapuruquara, Amazonas, em 27 de março de 1960, foi reparado.
W/O reportado em 30 de outubro de 1961, na localidade de Parintins, Amazonas:
“Em 30/10/1961, incêndio a bordo obriga o piloto Daniel Portela a pousar no Lago do Taperebá em operação de emergência o Catalina PP-PCY”.
Registro cancelado em 09 de abril de 1962, despacho publicado no DOU de 24 de abril de 1962, p. 47 – Seção I – cancelada também a matricula PP-PDO, na mesma página.
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