Panair do Brasil. Douglas
C-47A-80-DL, registro PP-PCM (cn 19524). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico da coleção de Ivan Lee Barcelos, informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído no ano de 1943, foi
equipado com dois motores Pratt & Whitney R-1830-92.
Adquirido pela USAAF em 1943 foi
matriculado 43-15058.
Adquirido pela PANAGRA Airways em
1945 foi matriculado NC88937.
Em 1946, a PANAGRA foi
incorporada pela PAN AM (pan American Airways), como resultado incorporou
igualmente suas aeronaves. Rematriculado NC51657.
Transferido para a Panair do
Brasil em 1947, operado até 1958, matriculado PP-PCM.
Em 15 de março de 1958, foi
transferido para a Companhia de Aviacion Pan American Argentina, matriculado
LV-FYI.
Transferido em 13 de maio de 1950
para a ALA - Aerotransportes Litoral Argentino, matriculado LV-FYI.
Incidentes com a aeronave foram
reportados em Ezeiza (EZE), em 18 de maio de 1959 e em Paganini, Santa Fé, em
25 de fevereiro de 1960.
Transferido para a aviação
privada, com o mesmo registro, tendo como proprietários: Hidroplata, em
22/10/1969; Ernesto Raffaele, em 03/04/1970 e, Come, Victor Hugo, em
05/09/1972.
Acidentado em Gral. Las Heras,
Bs.A., em 29/12/1973 - durante vôo ilegal.
Retirado de uso em dezembro de
1973.
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