Panair do Brasil. Lockheed 18-10-01
Lodestar, registro PP-PBK (cn 18-2117). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na rede. Informações adicionais serão bem vindas.
Registro fotográfico garimpado na rede. Informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 1941, foi equipado
com dois motores Pratt & Whitney Twin Wasp S1C3-G.
Inicialmente matriculado NC34910
pela Lockheed Aircraft Corp. em junho de 1941.
Adquirido pela Pan American
Airways (PAN AM), em 15 de dezembro de 1941, manteve a mesma matricula, registrado
em 01 de janeiro de 1942.
Transferido à Panair do Brasil, em
26 de dezembro de 1941, entregue em 22 de dezembro, foi matriculado PP-PBK, em
12 de fevereiro de 1942, registro deferido pela Diretoria de Aeronáutica Civil
nessa data, publicado no DOU de 05/02/1942 – pg. 26. Seção I, tendo permanecido
na companhia até 1944.
Registro cancelado em 01 de março
de 1946.
Em 25 de janeiro de 1946, foi
vendido para a Viação Aérea Bahiana – VAB –, foi matriculado PP-BHA em 09 de
março de 1946, batizado “Cidade de Salvador”.
Em 1951 a VAB (massa falida) foi
assumida pelo síndico Banco do Brasil que vendeu o PP-BHA para Claudio R Holck
em leilão público datado de 31 de dezembro de 1951, este requereu reserva de matricula
(PT-AND) em 08 de abril de 1952.
Em 30 de abril de 1952 foi
transferido para os Estados Unidos. Matricula cancelada em 21 de março de 1955.
Registrado N2881D pela Florida
Aviation Corp. Vendido para Armour & Co., registrado N353H em 06 de agosto
de 1963.
Transferido para a USS –
Agri-Chemical Inc. em novembro de 1968.
Finalmente, em abril de 1970
adquirido por Jack Adams Aicraft Sales.
Registro e aeronave cancelados em
1971.
Fonte: The Lockheed Twins
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