Pesquisa Personalizada

sábado, 26 de outubro de 2013

Douglas DC-8-33 - PP-PDS


Panair do Brasil. Douglas DC-8-33. Registro PP-PDS (cn 45272/118) . Batizado Bandeirante "Manuel de Borba Gato".
Registro fotográfico encontrado na net durante as minhas pesquisas. Toda e qualquer informação que possa contribuir na identificação do fotógrafo, local e data exatos, será bem vinda. Por favor, contate-nos!
História:
Entregue à PANAIR DO BRASIL em 21 de Março de 1961, registrado como PP-PDS, batizado de "Bandeirante Manuel de Borba Gato".
Com "Pouso Forçado" da Panair, este equipamento foi transferido para a VARIG, em julho de 1965, que assumiu as rotas da PANAIR, operadas com o PDS. O PP-PDS permaneceu com a VARIG até Outubro de 1975.
Seu registro fotográfico, com as cores da VARIG, pode ser visto aqui:
www.airliners.net/open.file/0103642/L/
Em 15 de fevereiro de 1978 foi transferido para a American Jet Industries, matriculado N59AJ, e batizado "The Silver Arrow", e pode ser visto aqui:
www.airliners.net/open.file/1070249/L/ .
Em Março de 1979, foi repassado para a Gulfstream American. Convertido para a versão "freighter" 33F 2-80 (DC 8-33F-2-80). Foi armazenado em Mojave no mês de setembro de 1981.
Em janeiro de 1985 foi adquirido pela Charlotte Aerospace Company.
Em 14 de Junho de 1989, pela Jet Aviation Components & Aircraft.
Em 15 de agosto de 1990, foi repassado à LAC Colombia; arrendado por leasing em março de 1991 para Tocumen Air Cargo, matriculado HP-1166.
Finalmente, arrendado à Export Air, em 20 de fevereiro de 1992... até ser totalmente deteriorado em IQT.
O que restou dele, sob a Bandeira da Export Air, pode ser visto aqui:
www.airliners.net/open.file/0623505/L/

Nenhum comentário: