Panair do Brasil. Douglas C-47B-10-DK, matricula PP-PCU (cn 14827/26272). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico da coleção de Ivan Lee Barcellos, informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 1943, foi equipado
com dois motores Pratt & Whitney R-1830-90.
Adquirido pela USAAF em 1943 foi
matriculado 43-49011.
Transferido para a PAN AM em agosto
de 1947 foi matriculado NC79001.
Transferido para a Panair do
Brasil em novembro de 1947, foi matriculado PP-PCU, batizado “Bandeirante Pedro
Vaz de Barros”. Requerido o registro perante o RAB em 04 de novembro de 1947,
por intermédio do processo DC-4.325-47, cujo despacho deferindo o pedido foi
publicado no DOU de 10 de novembro de 1947, p. 21 – Seção I.
Transferido para a NAB –
Navegação Aérea Brasileira – em 1958, foi matriculado PP-NMB.
Em 12 de abril de 1962 a NAB
requereu, por intermédio do processo DC-2.935-62, o cancelamento da matricula
PP-NMB em virtude de “acidente”, o que foi deferido. Despacho publicado no DOU
de 03 de maio de 1962, p. 41 – Seção I.
Em 23 de maio de 1962,
retificando publicação anterior (12/04/1962), foi autorizada a reexportação da
aeronave por intermédio de despacho publicado no DOU de 06 de junho de 1962, p.
6223 – Seção I.
Transferido para a TACATA foi
matriculado HK-766.
Transferido, mediante leasing,
para Transportes Aéreos Boyacenses, manteve a mesma matricula.
Transferido para a ARCA Colombia,
manteve a mesma matricula.
Status atual: desconhecido.
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