Panair do Brasil. Lockheed 18-10-01 Lodestar, registro
PP-PBB (cn 18-2081). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na
rede, informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 1941, foi equipado
com dois
motores de 1,200 hp Pratt &
Whitney Twin Wasp S1C3-G, configurado inicialmente na versão PAX
12, alterada para PAX 13 em 11 de maio de 1945 (DOU de 16/05/1945 – p. 25 –
Seção I).
Adquirido pela Pan American
Airways (PAN AM) em 02 de março de 1941, matriculado NC 33666 (Alaska Division).
Transferido à Panair do Brasil em
30 de março de 1941 foi matriculado PP-PBB em 22 de abril de 1941.
Em 08 de janeiro de 1948, por
despacho da Diretoria de Aviação Civil – DC-107-48 –, publicado no DOU de 13 de
janeiro de 1948, p. 16 – Seção I, foi cancelado, a requerimento da Panair do
Brasil, o registro PP-PBB (cn 2081).
Vendido em 10 de janeiro de 1948
para Transportes Aéreos Universal Limitada, matriculado PP-BBA em 16 de janeiro
de 1948.
Por despacho datado de 24 de
dezembro de 1947 (DC-9.020-47), foi autorizada a mudança de propriedade e
reserva de matrícula para o PP-PBB (PP-BBA), publicado no DOU de 03 de janeiro
de 1948, p. 23 – Seção I, a requerimento da TAUL.
Em 01 de dezembro de 1948
retirado de uso devido a falência da empresa, registro cancelado em 13 de
janeiro de 1951.
Fonte: The Lockheed
Twins, Book.
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