Panair do Brasil. Lockheed
Constellation, matrícula PP-PDJ (cn 2031). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na
rede, informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 1946, foi equipado
com quatro motores Wright R-3550 (745C188A3).
Adquirido pela PAN AM (Pan
American Airways) em 19 de fevereiro de 1946, foi matriculado N88832, batizado
"Clipper Flora Temple".
Transferido para a Panair do
Brasil em 1955, foi requerido o registro PP-PDJ em data de 24 de junho de 1955,
deferido por despacho publicado no DOU de 12 de julho de 1955, p. 45 – Seção I.
W/O reportado em acidente
ocorrido em 16 de junho de 1955, durante aproximação final noturna em
Assuncion, Paraguay. Tripulantes falecidos: Comandante: José Renato Cursino de
Moura, 2º Oficial: Nelson do Valle Nunes, Mecânicos de Vôo: Wilson Manoel de
Souza e Eliseu Rômulo Gabriel Scarpa, Rádio Operadores: Joacyr Leal Pastor e
Colombo Vieira de Souza, Comissário: Roger Barthel.
Em 22 de agosto de 1956 a Panair
do Brasil requereu o cancelamento da matricula PP-PDJ junto ao RAD – DAC,
despacho determinando o cancelamento publicado no DOU de 21 de janeiro de 1957,
p. 26 – Seção I.
Curiosidade:
Existe um pedido de transferência
de propriedade da aeronave PP-PDJ, em data de 01 de abril de 1953 (e não é
mentira!), para o Sr. José Reimer, cujo despacho de n.º DC-8.739-52, publicado
no DOU de 09 de abril de 1943, p. 21 -
Seção I, deferiu a transferência.
Um comentário:
Meu avô é o Joacyr leal Pastor!
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