Panair do Brasil (NYRBA). Consolidated Commodore 16-1, registro P-BDAH (cn
9). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na rede (arquivo de Assis de Lima),
informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave, e da companhia:
Construído 17 de maio de 1930, foi equipado com 2 motores Pratt
& Whitney Hornet Engines (575hp), na configuração PAX 22.
Adquirido novo pela NYRBA (New York - Rio - Buenos Aires Line) em
22 de maio de 1930 foi matriculado NC 665M, batizado “Argentina”.
Transferido para a NYRBA – Argentina, em 17 de maio de 1930, foi
operado inicialmente pela Trimotor Safety Airways, Inc., por curto tempo.
Transferido para a NYRBA do Brasil S.A. em 22 de julho 1930,
matriculado P-BDAH (08/09/1930).
Requerido o cancelamento da matricula americana em 22 de julho de
1930.
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada
pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a
sua frota e suas filiais.
No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de
janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de
novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM,
cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
Transferido para a Panair do Brasil em 17 de outubro de 1930,
manteve a matricula P-BDAH.
Em 21 de novembro de 1930 foi transferido para a Argentina,
rematriculado R-ACVT (PAN AM – Argentina).
Em 16 de fevereiro de 1931 retornou à Panair do Brasil,
rematriculado P-BDAH.
Em 31 de dezembro de 1932 foi rematriculado PP-PAH. Ficou em
operação até 05 de novembro de 1935, quando retornou a PAN AM e a sua matricula
original NC 665M (16/12/1935).
Vendido para Manila em janeiro de 1937, e posteriormente para
China, via CNAC, no mesmo ano.
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