Panair
do Brasil. Douglas DC-8-33, registro PP-PEF (cn 45271/114). Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), Rio de Janeiro.
Registro
fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído 08 de setembro de 1960, foi equipado com
quatro motores Pratt & Whitney JT4A-11.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 22
de dezembro de 1960, foi matriculado N818PA, batizado “Jet Clipper Rambler”.
Foi transferido para a Panair do Brasil em 13 de novembro
de 1963, matriculado PP-PEF, batizado “Bandeirante Brás Cubas”.
Com o “pouso forçado” da Panair em fevereiro de
1965, foi devolvido para a PAN AM em 08 de setembro de 1965, rematriculado
N818PA.
Transferido para a Delta Air Lines em 30 de dezembro
de 1968, foi registrado N8184A.
Em 22 de janeiro de 1974 foi vendido para a Charlotte
Aircraft Corp, convertido para a versão freighter em setembro de 1974, manteve
a mesma matricula.
Em 02 de julho de 1974 foi transferido para Ranger
Air Cargo International, mediante leasing pela Charlotte Aircraft Corporation, mantendo
a mesma matricula.
Em junho de 1976 foi transferido para a Ghana
Airways, mediante leasing pela Ranger Air Cargo International, manteve o mesmo
registro, devolvido em novembro de 1976.
Em 21 de outubro de 1977, foi transferido para a
Intercontinental Airways, mantendo a matricula N8184A. Comprado em outubro de
1978.
Retirado de uso em outubro de 1981, armazenado. Sucateado
em 06 de maio de 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário