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quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Hangar da Panair - PP-PAP e PP-PAW - 01/02



Hangar da Panair do Brasil. 

Neste registro fotográfico recuperado de vídeo, observamos três aeronaves anfíbias da Panair, vistas na ampliação: o PP-PAP (a esquerda), o PP-PAW (no centro) e outro Sikorsky à direita, não identificado (ainda!).

Sobre o local, preciso de informações; parece a Base em Belém, ou Santarém...

Sobre as aeronaves identificadas:

Fairchild 91 - Baby Clipper - PP-PAP
(cn 9402), década de 30/40.

Construído no ano de 1936, pela Fairchild Aircraft Corporation, Hagerstown, Maryland, EUA, foi equipado com um motor Pratt & Whitney PW Hornet S2E-G radial (750hp). Apenas três modelos nesta configuração foram construídos, a pedido da PAN AM: o NC14743 – protótipo com flutuadores de asa retrátil e “zap flaps”, o NC14744 (PP-PAP) e o NC15952 (PP-PAT).

Erroneamente, assim, passamos a identificar o PP-PAP como sendo o Fairchild XA-942A, quando o modelo correto é “Fairchild 91 – Baby Clipper”.

Adquirido novo pela PAN AM (Pan American Airways) em 23 de fevereiro de 1936, foi matriculado NC 14744.

Transferido para a Panair do Brasil em julho de 1936, foi matriculado PP-PAP.

Durante sua permanência na Panair, sofreu dois acidentes:

w/o em 08 de maio de 1939, em Santarém/PA; foi reconstruído.

w/o em 08 de dezembro de 1941, na localidade de Belém/PA.

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Sikorsky S-43 - PP-PAW -, registro PP-PAW (cn 4304).

Construído em 1935, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney R-1690-52 radials, 750 hp (560 kW, configurado para o transporte de 18 passageiros.

Adquirido novo pela PAN AM em janeiro de 1936, matriculado NC15064. Foi batizado de “Baby Clipper”.

Transferido para a Panair do Brasil em maio de 1937, foi matriculado PP-PAW.

O Sikorsky S-43 foi usado pela Panair, bem como pela PAN AM, para substitir o Consolidated Commodore.

Retirado de uso em meados de 1940, tendo seu registro cancelado em 10 de janeiro de 1948.

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