Hangar da Panair do Brasil.
Neste registro fotográfico recuperado de vídeo, observamos três aeronaves anfíbias da Panair, vistas na ampliação: o PP-PAP (a esquerda), o PP-PAW (no centro) e outro Sikorsky à direita, não identificado (ainda!).
Sobre o local, preciso de informações; parece a Base em Belém, ou Santarém...
Sobre as aeronaves identificadas:
Fairchild 91 - Baby Clipper - PP-PAP
(cn 9402), década de 30/40.
Construído no ano de 1936, pela Fairchild Aircraft Corporation, Hagerstown, Maryland, EUA, foi equipado com um motor Pratt & Whitney PW Hornet S2E-G radial (750hp). Apenas três modelos nesta configuração foram construídos, a pedido da PAN AM: o NC14743 – protótipo com flutuadores de asa retrátil e “zap flaps”, o NC14744 (PP-PAP) e o NC15952 (PP-PAT).
Erroneamente, assim, passamos a identificar o PP-PAP como sendo o Fairchild XA-942A, quando o modelo correto é “Fairchild 91 – Baby Clipper”.
Adquirido novo pela PAN AM (Pan American Airways) em 23 de fevereiro de 1936, foi matriculado NC 14744.
Transferido para a Panair do Brasil em julho de 1936, foi matriculado PP-PAP.
Durante sua permanência na Panair, sofreu dois acidentes:
w/o em 08 de maio de 1939, em Santarém/PA; foi reconstruído.
w/o em 08 de dezembro de 1941, na localidade de Belém/PA.
*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*
Sikorsky S-43 - PP-PAW -, registro PP-PAW (cn 4304).
Construído em 1935, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney R-1690-52 radials, 750 hp (560 kW, configurado para o transporte de 18 passageiros.
Adquirido novo pela PAN AM em janeiro de 1936, matriculado NC15064. Foi batizado de “Baby Clipper”.
Transferido para a Panair do Brasil em maio de 1937, foi matriculado PP-PAW.
O Sikorsky S-43 foi usado pela Panair, bem como pela PAN AM, para substitir o Consolidated Commodore.
Retirado de uso em meados de 1940, tendo seu registro cancelado em 10 de janeiro de 1948.
Neste registro fotográfico recuperado de vídeo, observamos três aeronaves anfíbias da Panair, vistas na ampliação: o PP-PAP (a esquerda), o PP-PAW (no centro) e outro Sikorsky à direita, não identificado (ainda!).
Sobre o local, preciso de informações; parece a Base em Belém, ou Santarém...
Sobre as aeronaves identificadas:
Fairchild 91 - Baby Clipper - PP-PAP
(cn 9402), década de 30/40.
Construído no ano de 1936, pela Fairchild Aircraft Corporation, Hagerstown, Maryland, EUA, foi equipado com um motor Pratt & Whitney PW Hornet S2E-G radial (750hp). Apenas três modelos nesta configuração foram construídos, a pedido da PAN AM: o NC14743 – protótipo com flutuadores de asa retrátil e “zap flaps”, o NC14744 (PP-PAP) e o NC15952 (PP-PAT).
Erroneamente, assim, passamos a identificar o PP-PAP como sendo o Fairchild XA-942A, quando o modelo correto é “Fairchild 91 – Baby Clipper”.
Adquirido novo pela PAN AM (Pan American Airways) em 23 de fevereiro de 1936, foi matriculado NC 14744.
Transferido para a Panair do Brasil em julho de 1936, foi matriculado PP-PAP.
Durante sua permanência na Panair, sofreu dois acidentes:
w/o em 08 de maio de 1939, em Santarém/PA; foi reconstruído.
w/o em 08 de dezembro de 1941, na localidade de Belém/PA.
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Sikorsky S-43 - PP-PAW -, registro PP-PAW (cn 4304).
Construído em 1935, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney R-1690-52 radials, 750 hp (560 kW, configurado para o transporte de 18 passageiros.
Adquirido novo pela PAN AM em janeiro de 1936, matriculado NC15064. Foi batizado de “Baby Clipper”.
Transferido para a Panair do Brasil em maio de 1937, foi matriculado PP-PAW.
O Sikorsky S-43 foi usado pela Panair, bem como pela PAN AM, para substitir o Consolidated Commodore.
Retirado de uso em meados de 1940, tendo seu registro cancelado em 10 de janeiro de 1948.
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