Pesquisa Personalizada

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Lockheed L.049-46-26 Constellation - PP-PCR - Cmdte. Parreiras


Panair do Brasil. Lockheed L.049-46-26 Constellation, registro PP-PCR (cn 2060). Comandante Parreiras, em algum lugar do passado...

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Sobre a aeronave:

Construído em 1946, foi equipado com dois motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3), radial.

Adquirido novo pela PAN AM (Pan American Airways), em 1 de maio de 1946, foi matriculado N88860, batizado "Clipper Courier", depois renomeado "Clipper London".

Transferido para a Panair do Brasil em meados de 1947, foi inicialmente matriculado PP-PCR, batizado Bandeirante Domingos Barbosa Calheiros.

Por duas vezes, em pesquisa, encontrei para este cn 2060, a matrícula PP-PCO:



W/O reportado em 03 de março de 1962, no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG):

"Na final para o pouso no Rio de Janeiro (GIG), a bequilha não desceu. O Constellation prosseguiu assim mesmo para o pouso no Aeroporto do Galeão. Após o toque inicial, a aeronave se arrastou pelo solo. A extensão dos danos provocados ao avião inviabilizaram economicamente seu reparo".

Um comentário:

Unknown disse...

O comandante da foto era o Carlos Parreiras Horta, cujo irmão Affonso, da antiga Aviação Naval e depois FAB, é o patrono da Aviação de Patrulha, por ter participado,como Capitão, do primeiro ataque à um sumarino do Eixo, o Barbarigo, no nordeste brasileiro no inicio da Segunda Guerra.
Estavam também a bordo do B-25 o Capitão Osvaldo Panplona Pinto e o Tenente americano H. Shwaine.
O Affonso Parreiras Horta era o mais graduado a bordo, e foi quem autorizou o ataque.

Jorge da Silva Costa