Panair do Brasil. Lockheed L.049-46-26 Constellation, registro PP-PCR (cn 2060). Comandante Parreiras, em algum lugar do passado...
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 1946, foi equipado
com dois motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3),
radial.
Adquirido novo pela PAN AM (Pan
American Airways), em 1 de maio de 1946, foi matriculado N88860, batizado "Clipper Courier", depois renomeado
"Clipper London".
Transferido para a Panair do
Brasil em meados de 1947, foi inicialmente matriculado PP-PCR, batizado Bandeirante Domingos Barbosa
Calheiros.
Por duas vezes, em pesquisa,
encontrei para este cn 2060, a matrícula PP-PCO:
W/O reportado em 03 de março de
1962, no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG):
"Na final para o pouso no
Rio de Janeiro (GIG), a bequilha não desceu. O Constellation prosseguiu assim mesmo para o pouso no
Aeroporto do Galeão. Após o toque inicial, a aeronave
se arrastou pelo solo. A extensão dos danos provocados ao avião inviabilizaram economicamente seu reparo".
Um comentário:
O comandante da foto era o Carlos Parreiras Horta, cujo irmão Affonso, da antiga Aviação Naval e depois FAB, é o patrono da Aviação de Patrulha, por ter participado,como Capitão, do primeiro ataque à um sumarino do Eixo, o Barbarigo, no nordeste brasileiro no inicio da Segunda Guerra.
Estavam também a bordo do B-25 o Capitão Osvaldo Panplona Pinto e o Tenente americano H. Shwaine.
O Affonso Parreiras Horta era o mais graduado a bordo, e foi quem autorizou o ataque.
Jorge da Silva Costa
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