Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16-1, registro P-BDAG (cn
6). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais
serão bem vindas (Revista Life).
Breve histórico da aeronave, e da companhia:
Construído no final da década de 20, início
dos anos 30, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Hornet Engines (575hp).
Adquirido inicialmente pela NYRBA - New York
-, foi matriculado NC 662M, batizado "Uruguay", e posteriormente
"São Paulo".
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada
pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a
sua frota e suas filiais.
No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de
janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de
novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM,
cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
Transferido para a Panair do Brasil, em
meados de 1930, foi matriculado P-BDAG, rematriculado PP-PAG em 1931.
Permaneceu em operação na Panair até o ano de 1944, oportunidade em que foi
transferido para a FAB, batizado "Manaus".
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