Panair do Brasil. Sikorsky
S-43B, matricula PP-PCQ (cn 4316). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico
garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 1936, foi equipado com dois motores
Pratt & Whitney R-1690-52 radials with 750 hp, configurado para o
transporte de 11 passageiros.
Os Sikorsky S-43B, entre outras mudanças possuíam
nariz alongado e calda dupla.
Adquirido pela PAN AM (Pan Americam Airways) em
setembro de 1936 foi matriculado NC 16927.
Transferido para a Panair do Brasil em julho de
1936, foi inicialmente matriculado PP-PBM.
Retirado de serviço em 13 de agosto de 1939 para
reparo devido a acidente com uma aeronave Catalina em Manaus.
Requerido registro no RAB, da matrícula PP-PBM em 30 de outubro de
1942, despacho publicado no DOU de 06 de novembro de 1942, deferindo o pedido.
Em 29 de março de 1945, requereu modificação das especificações
técnicas da aeronave junto a Diretoria de Aviação Civil, de 11 para 12
passageiros e 4 tripulantes (igualmente para o PBL e PBN), publicado no DOU de
29 de março de 1945, deferindo o pedido.
Reconstruído (revisado), em 15 de fevereiro de 1946.
Armazenado em maio de 1947, retirado de uso em setembro de 1947.
Cancelamento de registro no RAB requerido em 23
de maio de 1947, despacho de cancelamento publicado no DOU de 27 de maio de
1947 - p. 6, Seção I., devido a acidente.
Reconstruído, e rematriculado PP-PCQ, registro
requerido em data de 09 de julho de 1947, com despacho deferindo o pedido publicado
no DOU de 12 de julho de 1947, p. 7 – Seção I.
Em 31 de dezembro de 1947,
a Panair do Brasil requereu cancelamento da matricula da aeronave ‘Sikorsky
S-43’, número de série 4.316, de marcas PP-PCQ, publicado no DOU de 5 de
Janeiro de 1948, p.17, Seção I.
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