Panair do Brasil. (Fairchild 91 – Baby Clipper), registro PP-PAT (cn
9403). Em algum lugar do passado (SDU?), década de 30/40.
Registro fotográfico recuperado de
vídeo, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1936, pela Fairchild
Aircraft Corporation, Hagerstown, Maryland, EUA, foi equipado com um motor
Pratt & Whitney PW Hornet S2E-G radial (750hp). Apenas três modelos nesta
configuração foram construídos, a pedido da PAN AM: o NC14743 – protótipo com
flutuadores de asa retrátil e “zap flaps”, o NC14744 (PP-PAP) e o NC15952
(PP-PAT).
Erroneamente, assim, passamos a
identificar o PP-PAT como sendo o Fairchild XA-942A, quando o modelo correto é
“Fairchild 91 – Baby Clipper”.
Adquirido novo pela PAN AM (Pan
American Airways) em 06 de janeiro de 1937, foi matriculado NC 15952,
configurado para dois tripulantes (pilotos) e oito passageiros.
Transferido para a Panair do Brasil em
fevereiro de 1937, foi matriculado PP-PAT, operado até meados de 1944.
Nenhum comentário:
Postar um comentário