Panair do Brasil. Consolidated PBY
6A Catalina (Consolidated Vultee PBY-6A), registro PP-PEB (cn 2007/46643). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na
rede, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído no início da década de
40, pela Boeing Canadá, Vancouver, sob supervisão da Canadian Vickers Co., foi
equipado com dois motores Pratt & Whitney R-1830-92.
Adquirido pela US Navy and US
Marine foi matriculado em 46643.
Seu primeiro registro civil foi N9556C
(Aircraft Instrument Corp.).
No Brasil, inicialmente matriculado
PT-BBQ pela SAVA – Serviço Aéreo Vale Amazônico.
Adquirido pela Panair do Brasil em
1964, mediante leasing, foi matriculado PP-PEB, batizado “Bandeirante Antônio
Dias Adorno”.
Transferido para a Cruzeiro do
Sul, mediante leasing pela Panair – massa falida –, em 28 de junho de 1965,
registrado em 01 de julho de 1965, operado até 1971, manteve a mesma matricula.
Vendido para a FAB (Base de Belém)
em 17 de dezembro de 1971, matriculado CA-10A 6552.
Em 1983 foi retirado de uso.
Restaurado, encontra-se preservado
no Museu Aeronáutico da Base Aérea de Belém, PA.
Agradecimentos a Lineu Carneiro
Saraiva que prontamente, quando consultado, forneceu informações complementares
sobre o PEB.
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