Pesquisa Personalizada

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Douglas DC-8-33 - PP-PEF


Panair do Brasil. Douglas DC-8-33, registro PP-PEF (cn 45271/114). Em algum lugar do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave:

Construído 08 de setembro de 1960, foi equipado com quatro motores Pratt & Whitney JT4A-11.

Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 22 de dezembro de 1960, foi matriculado N818PA, batizado “Jet Clipper Rambler”.

Foi transferido para a Panair do Brasil em 13 de novembro de 1963, matriculado PP-PEF, batizado “Bandeirante Brás Cubas”.

Com o “pouso forçado” da Panair em fevereiro de 1965, foi devolvido para a PAN AM em 08 de setembro de 1965, rematriculado N818PA.

Transferido para a Delta Air Lines em 30 de dezembro de 1968, foi registrado N8184A.

Em 22 de janeiro de 1974 foi vendido para a Charlotte Aircraft Corp, convertido para a versão freighter em setembro de 1974, manteve a mesma matricula.

Em 02 de julho de 1974 foi transferido para Ranger Air Cargo International, mediante leasing pela Charlotte Aircraft Corporation, mantendo a mesma matricula.

Em junho de 1976 foi transferido para a Ghana Airways, mediante leasing pela Ranger Air Cargo International, manteve o mesmo registro, devolvido em novembro de 1976.

Em 21 de outubro de 1977, foi transferido para a Intercontinental Airways, mantendo a matricula N8184A. Comprado em outubro de 1978.

Retirado de uso em outubro de 1981, armazenado. Sucateado em 06 de maio de 2003.

Nenhum comentário: