Panair do Brasil. Lockheed L-049-46-26 Constellation, registro PP-PDC (cn 2056). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído no ano de 1946, foi equipado com quatro motores Wright R-3350-745C18BA-1 radial.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways), entregue em 15 de abril de 1946, foi batizado "Clipper Paul Jones", matriculado N88856.
No ano de 1950 foi transferido para a Panair do Brasil, batizado "Bandeirante Domingos Dias Prado", matriculado PP-PDC.
Operado pela Panair até o ano de 1961.
Reportado w/o em 26 de janeiro de 1961, no Aeroporto da Pampulha (PLU/SBBH), Belo Horizonte/MG.
Voando muito rápido e baixo, o Constellation PP-PDC tocou o solo demasiadamente distante da cabeceira da pista molhada. O avião, após derrapar e rodar no solo, encaixou-se em uma vala ao lado da pista de decolagem. Como causas do acidente, foi apontada como incorreta a estimativa de distância da pista e a negligência dos tripulantes em comando quanto às limitações da aeronave.
Sobre o acidente:
http://aviation-safety.net/database/record.php?id=19610126-2
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído no ano de 1946, foi equipado com quatro motores Wright R-3350-745C18BA-1 radial.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways), entregue em 15 de abril de 1946, foi batizado "Clipper Paul Jones", matriculado N88856.
No ano de 1950 foi transferido para a Panair do Brasil, batizado "Bandeirante Domingos Dias Prado", matriculado PP-PDC.
Operado pela Panair até o ano de 1961.
Reportado w/o em 26 de janeiro de 1961, no Aeroporto da Pampulha (PLU/SBBH), Belo Horizonte/MG.
Voando muito rápido e baixo, o Constellation PP-PDC tocou o solo demasiadamente distante da cabeceira da pista molhada. O avião, após derrapar e rodar no solo, encaixou-se em uma vala ao lado da pista de decolagem. Como causas do acidente, foi apontada como incorreta a estimativa de distância da pista e a negligência dos tripulantes em comando quanto às limitações da aeronave.
Sobre o acidente:
http://aviation-safety.net/database/record.php?id=19610126-2
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