Pesquisa Personalizada

terça-feira, 13 de maio de 2008

Consolidated PBY 5A Catalina - PP-PCZ




Panair do Brasil. Consolidated PBY 5A Catalina, registro PP-PCZ (cn/cv 282). Aeroporto Fluvial de Lábrea (AM). 

Registro do Arquivo Fotográfico Ilustrativo dos Municípios Brasileiros.

Breve histórico da aeronave:

Construído em meados de 1943, pela Boeing Canadá, Vancouver, sob supervisão da Canadian Vickers Co., foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Hornet Engines.

Os registros desta aeronave iniciam-se em 25 de outubro de 1943, como pertencente ao Eastern Air Command, matricula 5 (BR).

Permaneceu em missões de patrulhamento pela costa até ser vendido pela Charles Babb Co. de Nova York, em novembro de 1947.

Adquirido pela Panair do Brasil em 05 de dezembro de 1947, matriculado PP-PCZ, foi registrado em 04 de janeiro de 1948, batizado “Bandeirante Jácome Raymundo de Noronha”.

Em 29 de Janeiro de 1948, em Belém, foi submetido à inspeção completa.

Acidentado em Tapuruquara, Amazonas, em 27 de março de 1960, foi reparado.

W/O reportado em 11 de abril de 1964, na localidade de Portel, Pará. Foi resgatado, porém nunca reparado.

Registro cancelado em 25 de novembro de 1964.

domingo, 11 de maio de 2008

Douglas C-53-DO - PP-PCS



Panair do Brasil. Douglas C-53-DO. Registro PP-PCS (cn 7387). Aeroporto de Congonhas (CGH), 1953.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas!

Originalmente entregue a USAF, matriculado 42-15870. Na versão civil possuiu as seguintes matriculas: NC30089 (PAN AM), PP-PCS (Panair do Brasil), PP-NAZ (Navegação Aérea Brasileira - NAB). Destruído em acidente, sob a bandeira da NAB, em 22 de novembro de 1959, no Rio de Janeiro.

Consolidated PBY 5A Catalina - PP-PDB



Panair do Brasil. Consolidated PBY 5A Catalina, registro PP-PDB (cn/cv ?). Santarém, Pará.

Arquivo Fotográfico Ilustrativo dos Trabalhos Geográficos de Campo. Santarém (PA).

Fotógrafo Tibor Jablonsky.

Disponível em:


http://biblioteca.ibge.gov.br/fotografias_detalhes.php?id=8730


Breve histórico da aeronave:

Construído em meados de 1942/1943, pela Boeing Canadá, Vancouver, sob supervisão da Canadian Vickers Co., foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Hornet Engines.

Os registros desta aeronave iniciam-se em 02 de maio de 1943, como pertencente ao Esquadrão da RCAF, matricula 160 (BR).

Foi transferido para o Eastern Air Command em 28 de junho de 1943, tendo permanecido em missões de patrulhamento pela costa até ser vendido pela Charles Babb Co. de Nova York, em novembro de 1947.

Adquirido pela Panair do Brasil em 1950 foi requerido o registro brasileiro em 23 de fevereiro de 1950, deferido em 03 de março de 1950, matriculado PP-PDB.

Chegou em Belém no dia 17 de abril de 1950 e no Rio de Janeiro no dia seguinte.

No ano de 1950, foi submetido à inspeção completa, realizada no Aeroporto Santos Dumont em 07 de julho de 1950.

Acidentado em 12 de setembro de 1953, foi reparado.

Revisado em 30 de dezembro de 1955.

W/O reportado em 18 de abril de 1956, na localidade de Parintins, Amazonas. Foi resgatado, porém nunca reparado.

Registro cancelado em 29 de maio de 1957

sábado, 3 de maio de 2008

Douglas DC-8-33 - PP-PDS



Panair do Brasil. Douglas DC 8-33, registro PP-PDS (cn 45272/118). Em algum lugar do passado.

Este belíssimo registro fotográfico foi encontrado na net durante minhas pesquisas. Qualquer informação capaz de contribuir na identificação do nome do fotógrafo, local e data exatos será bem vinda. Por favor, contate-nos!

Histórico:

Construído em 17 de novembro de 1960, foi equipado com motores JT4A-11. Adquiurido novo pela PAN AM, foi matriculado N819PA. Porém, nunca voou sob suas cores. Foi transferido, logo a seguir, em 21 de Março de 1961, para a Panair do Brasil, matriculado PP-PDS, batizado "Bandeirante Manuel de Borba Gato". Com "Pouso Forçado" da Panair, este equipamento foi transferido para a VARIG em julho de 1965, que assumiu as rotas da PANAIR, operadas com o PDS. O PP-PDS permaneceu com a VARIG até Outubro de 1975.

Três belos registros fotográficos dessa época podem ser encontrados nos links:
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=483912
http://www.airliners.net/photo/Varig/Douglas-DC-8-33/0103642/L/ http://www.planepictures.net/netshow.php?id=50813

Em 15 de fevereiro de 1978 foi transferido para a American Jet Industries, matriculado N59AJ, e batizado "The Silver Arrow".

Veja o registro aqui:
http://www.airliners.net/photo/Untitled/Douglas-DC-8-33/1070249/L/ http://www.airliners.net/photo/Untitled/Douglas-DC-8-33(F)/0197300/L/

Em Março de 1979, foi repassado para a Gulfstream American. Convertido para a versão "freighter" 33F 2-80 (DC 8-33F-2-80). Armazenado em Mojave no mês de setembro de 1981.

Veja o intrigante registro desse momento:

http://www.airliners.net/photo/Untitled-(American-Jet/Douglas-DC-8-33/0329930/L/

Em janeiro de 1985 foi adquirido pela Charlotte Aerospace Company. Em 14 de Junho de 1989, pela Jet Aviation Components & Aircraft. Em 15 de agosto de 1990, foi repassado à LAC Colombia; arrendado em março de 1991 para Tocumen Air Cargo, matriculado HP-1166TCA.

Confira:
http://www.airliners.net/photo/Tocumen-Air-Cargo/Douglas-DC-8-33(F)/0488187/L/

Finalmente, arrendado à Export Air, em 20 de fevereiro de 1992, matriculado OB-1456, até ser totalmente deteriorado em IQT.

O que restou dele, sob a Bandeira da Export Air, pode ser visto aqui: http://www.airliners.net/photo/Untitled-(Export-Air)/Douglas-DC-8-33(F)/0623505/L/ http://www.planepictures.net/netshow.php?id=257514