Pesquisa Personalizada

domingo, 17 de agosto de 2008

Lockheed L.049-46-26 Constellation - PP-PCB



Panair do Brasil. Lockheed L-049-46-26 Constellation, matricula PP-PCB (cn 2048). Em algum lugar do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede. Informações adicionais serão bem vindas!

Sobre a aeronave:

Construído em 1946, foi equipado com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3), radial.

Adquirido pela PAN AM em 15 de março de 1946, foi matriculado N88848, batizado "Clipper Golden Gate", jamais operado pela PAN AM. Armazenado até julho de 1946, quando foi transferido para a Panair do Brasil.

Transferido para a Panair do Brasil em 21/07/1946, entregue apenas em 27/07/1946, foi matriculado PP-PCB, batizado "Bandeirante Domingos Alfonso Sertão".

Modificado para L-049-46.

Retirado de serviço e estocado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), parcialmente canibalizado em 1962.

Foi sucateado e desmontado no Rio de Janeiro, em 1969: vendido a preço de ferro velho para a Engenav Engenharia e Construções em 28/04/1969.

Dois aviões da Panair tiveram este registro: o Lockheed Constellation, da foto, Registro PP-PCB, e um Douglas DC-4 (encomenda cancelada), também matriculado PP-PCB.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Comandante Coriolano Luiz Tenan,nascido em 1905.
brevetou-se em 1925 e voou 1800 hs em aviões militares, em 1935 ingressou na Panair para pilotar o Bandeirantes, que até aquela hora estava nas mãos de pilotos-americanos, em 27 de novembro de 1952 o Comandante decolou de Roma com destino a Zurich, num võo de 9 horas e 40 minutos no Constelation PP-PCB e a 5550 metros de altura completou 20 mil horas de vôo., a Panair fez até um bolo com a inscrição 20.000 horas.