Pesquisa Personalizada

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Lockheed L.049-46-26 Constellation - PP-PCG


Panair do Brasil. Lockheed L.049-46-26 Constellation, registro PP-PCG (cn 2062). Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), Rio de Janeiro.

Ex Pan Am, matricula NC88862, destruído em Porto Alegre (POA), em 28/07/1950.

Um pouco de sua história:

A Panair inicia, na década de 40, sua expansão mundial. A rota para Roma teve inicio em 3 de outubro de 1946, quando o quadrimotor Lockeed L.049 Constellation PP-PCG da Panair do Brasil, fez sua primeira travessia atlântica rumo ao aeroporto Leonardo da Vinci, com escalas em Recife, Dakar e Lisboa, numa viagem de mais de 20 horas à velocidade média de 480 km.

O Costellation transportava 46 passageiros e 10 tripulantes, dos quais um era também encarregado de manter aberta a porta principal da aeronave na fase de taxiamento, para ventilar o seu interior até a decolagem, pois o ar condicionado era ainda algo precário e funcionava razoavelmente somente em pleno vôo.

Em 28 de julho de 1950, o PP-PCG, pilotado por Eduardo Martins de Oliveira – o famoso Edu, chefe do Clube dos Cafajestes do Rio de Janeiro – decolou do Galeão em direção a Porto Alegre. Com 43 passageiros e sete tripulantes a bordo, quando atingiu a vertical de Porto Alegre, o comandante avisou à torre do Aerodrómo de São João que estava pronto para aterrissar. Mas a pista do futuro Aeroporto Salgado Filho (este importante político da época faleceu neste acidente) era de terra e não suportava o peso de Constellations e Douglas DC-7. Por isso, o PP-PCG foi desviado para a Base Aérea de Gravataí – de pista asfaltada mas sem instumentos de aproximação.

O Constellation fez duas tentativas de pouso mas em ambas arremeteu, até colidir com o Morro das Cabras. Não houve sobreviventes. Os 50 ocupantes (7 tripulantes e 43 passageiros) perderam suas vidas.

Este registro fotográfico foi "garimpado" na net. Não há informações sobre ele, e, se alguém as tiver, como data, local (Lisboa? SDU?), fotógrafo, por favor não exite entre em contato, pois serão bem vindas!

2 comentários:

Unknown disse...

http://www.celular-samsung.com Fórum com dicas sobre celulares da marca Samsung. Você fica

conheçendo os modelos atuais e também celulares espiões. Aonde comprar o seu celular, toques

polifonicos, configurações, gps, navegação e downloads,papeis de parede e muito mais.

Detetive disse...

Desconfiado da fidelidade da sua mulher, o marido resolve contratar um detetive particular. Dá a dica de um motel onde ela poderia estar e manda o detetive ficar de olho para dar o flagrante:
- Não deixe a cretina escapar que eu tô de olho lá na esquina!
O homem fica na expectativa por mais de 1 hora. De repente, vê o detetive dando a maior surra numa mulher.
- Espera aí! Que que você está fazendo?
- Tô descendo o cacete nessa vadia!
- Pow, mas essa não é minha mulher!
- Mas é a minha !!!
http://www.detetivesnobrasil.com.br