Pesquisa Personalizada

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Lockheed Constellation - PP-PCF



Panair do Brasil. Lockheed L.049-46-26 Constellation, registro PP-PCF (cn 2049). Em algum lugar do passado em 1946.

Registro fotográfico encontrado na rede, informações adicionais que possam contribuir na identificação do fotógrafo, data, local, etc, serão bem vindas.

Histórico:

Em seus 35 anos de existência a PANAIR DO BRASIL contabilizou em sua frota o total de 16 Lockheed Constellation, modelos L.049 e L.149: o PP-PCF, foi o primeiro recebido. Em 03 de abril de 1946, o PP-PCF, batizado de "Bandeirante Manuel de Borba Gato" (outro diferencial PANAIR, batizando suas aeronaves com o nome dos bandeirantes desbravadores da nova terra chamada BRASIL), inaugurou a primeira linha transoceânica para a Europa, sob a bandeira da pioneira PANAIR DO BRASIL.

O vôo partiu do Rio de Janeiro e efetuou as seguintes escalas: Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres, sendo este, por sinal, o primeiro avião internacional a pousar no recém inaugurado aeroporto britânico. Este equipamento foi entregue novo a PAN AM, em 22 de março de 1946, matriculado NC88849. Apesar do registro americano o "Connie" NC88849 NUNCA voou pela PAN AM. Foi diretamente para a então subsidiária PANAIR DO BRASIL, com que permaneceu até ser destruído em data de 14 de julho de 1962, no aeroporto do Rio de Janeiro (GIG).

Possuiu dois "títulos": Bandeirante Antonio Rodrigues Velho e Bandeirante Manuel de Borba Gato. Em julho 1962, foi retirado de uso e armazenado na base do Rio de Janeiro. Foi finalmente sucateado no ano de 1969.

Um comentário:

Raimundo disse...

Arranjem, pelo amor de Deus, um link para o documentário Panair do Brasil, de Marco Altberg. Agradeço.