Panair do Brasil. Consolidated PBY 5A Catalina,
matrícula PP-PEC (cn 91). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na rede,
informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Sobre a aeronave:
Construído na década de 30/40, pela Boeing Aircraft
of Canada Ltd - Canadá, sob licença da Consolidated Vultee Aircraft
Corporation, foi equipado com dois motores Pratt Whitney R-1830-92 radiais a
pistão de 1.200 hps, 14 cilindros.
Adquirido pela Panair do Brasil em meados de 1950
foi batizado “Bandeirante Aleixo Garcia”, matriculado PP-PEC.
Em 31 de maio de 1963 (DOU de 18/05/1964, p.21,
Seção 1), a Panair teve deferido o pedido de transferência
de propriedade desta aeronave, porém não especifica se a favor dela
ou em favor de terceiros.
No ano de 1965, foi arrendado à Cruzeiro
do Sul.
W/O reportado em 16 de outubro de 1966 - já operado
pela Cruzeiro do Sul - na localidade de Porto das Pedras, Ilha de Marajó -
Belém/PA.
Especificações Técnicas:
Fabricante: Boeing Aircraft of Canada Ltd. - Sob licença da Consolidated
Vultee Aircraft Corporation - EUA.
Motor: 02 Pratt Whitney R-1830-92 de 1.200 hp,
radial e 14 cilindros.
Comprimento: 19,52m
Envergadura: 31,72m
Altura: 5,65m
Peso vazio: 7.974 kg
Velocidade máxima: 314 km/h
Alcance: 4.030 km
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