Pesquisa Personalizada

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Lockheed L-10E Electra - PP-PAX


Panair do Brasil. PP-PAX: Lockheed 10-E (cn 1042). Aeroporto de Barreiras, anos 40.

Histórico:

NC14972 Pan American Supply Corp. 18.11.1935. Cancelado 03.03.1946. Para a Cia. Mexicana de Aviación como XA-BCJ 03.12.1935. Cancelado 14.06.1937. Voltou para a Pan American World A/W como NC14972 114.06.1937. Para a Panair do Brasil em 06.07.1937 transferido em 01.09.1938 registrado como PP-VAX em 29.10.1938. Cancelado do registro americano 31.10.1938. Para o DSC em 20.04.1943. Para a Varig em 20.04.1943 registrado como PP-VAP em 14.06.1943. Cancelado em 28.12.55. Para N2068A Don Cardiff em 23.01.1956. Para a Provincetown Boston A/L em 16.03.1956, registrado como N35PB em 16.06.1957.Em 1985 a aeronave ainda estava registrada. Quanto ao lugar da 2ª foto, posso supor que fosse BHZ. Em 23.04.1937 o L-10E PP-PAS inaugurou a linha Rio-BHZ-Rio. BHZ tornou-se o ponto de irradiação de outras linhas, em 1939 foram criadas linhas para Uberaba, Governador Valadares, e para São Paulo via Poços de Caldas. Se alguém puder acrescentar algo, agradeço. Cedrini 

Um comentário:

Unknown disse...

O bimotor que aparece na foto é um Beechcraft D-18, conhecido na FAB como C-45. É possível que pertencesse à NAB (Navegação Aérea Brasileira), que na época fazia a "Linha do São Francisco", ou até mesmo à própria
FAB. O Electra 10, como o PP-PBX operado pela Panair do Brasil, guarda muitas semelhanças com o Beech D-18, sendo muito fácil confundí-los. O L-10, porém, é um pouco maior do que o D-18. A imagem, portanto, não retrata o PP-PBX, o que não tira seu valor histórico. Aproveito a oportunidade para saudar o organizador deste blog por seu empenho em preservar a memória da aviação brasileira, especialmente da saudosa Panair do Brasil. Abraço fraterno. Carlos Ari Germano.