Panair do Brasil. Lockheed Constellation, matricula PP-PCG (cn 2062). Aeroporto Internacional de Lisboa (Portela de Sacavém) - LIS.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em, foi equipado com quatro motores Wright R-3550.
Adquirido pela PAN AM (Pan Americam Airways) em 14 de maio de 1946, foi matriculado N88862 (NC88862).
Convertido para a versão L-149.
Transferido para a Panair do Brasil em setembro de 1946, foi matriculado PP-PCG, batizado "Bandeirante ...."
W/O reportado em 28 de julho de 1950, na localidade de São Leopoldo, nas proximidades de Porto Alegre, RS.
Sobre o acidente, consulte:
http://aviation-safety.net/database/record.php?id=19500728-0
O Constellation da Panair do Brasil, de prefixo PP-PCG, pilotado por Eduardo Martins de Oliveira – o famoso Edu, chefe do Clube dos Cafajestes do Rio de Janeiro – decolou do Galeão em direção a Porto Alegre. Com 43 passageiros e sete tripulantes a bordo, quando atingiu a vertical de Porto Alegre, o comandante avisou à torre do Aerodrómo de São João que estava pronto para aterrissar. Mas a pista do futuro Aeroporto Salgado Filho era de terra e não suportava o peso de Constellations e Douglas DC-7. Por isso, o PP-PCG foi desviado para a Base Aérea de Gravataí – de pista asfaltada mas sem instumentos de aproximação. O Constellation fez duas tentativas de pouso mas em ambas arremeteu, até colidir com o Morro das Cabras. Não houve sobreviventes. Total de 50 mortos.
Um comentário:
Perdi meu pai neste acidente; porém era muito pequeno e me foi contada várias histórias. Gostaria de conversar com alguém que me pudesse esclarecer certos pontos obscuros deste acidente.
Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno.
Maia
Postar um comentário