Pesquisa Personalizada

sábado, 5 de janeiro de 2008

Lockheed L.049-46-26 Constellation - PP-PDD


Panair do Brasil. Lockheed L.049-46-26 Constellation, registro PP-Lockheed L.049-46-26 Constellation (cn 2033). London, Heathrow (LHR/EGLL), em 05 de setembro de 1957.

Registro fotográfico de Ian MacFarlane, disponível em diversos sites dedicados a divulgar a História da Aviação Civil. Pode ser encontrado e baixado no link:



Sobre a aeronave:

Construído em 1945, foi equipado com dois motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3).

Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways), em 25 de fevereiro de 1946, foi matriculado N88833, batizado "Clipper Polynesia", depois renomeado "Clipper Robin Hood" e “Clipper Bald Eagle”.

Transferido para a Panair do Brasil em 08 de dezembro de 1950, mediante leasing, foi matriculado PP-PDD, batizado “Bandeirante Domingos Jorge Velho”.

Em 31 de janeiro de 1951 foi comprado pela Panair e convertido para a versão L-049.

Retirado de uso em julho de 1964, armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão.

Desmontado em 1969, vendido como sucata.


Um detalhe importante a ser ressaltado: O resgate histórico feito pela TAM, mediante o restauro do Connie N86533 (cn 2071), com as cores da Panair do Brasil - última pintura, e não a de um avião novo -, "matriculado" de PP-PDD, é uma esplêndida homenagem a Panair do Brasil, para exposição estática no "Museus Asas de um Sonho", localizado em São Carlos.

Nenhum comentário: