Panair do Brasil. Lockheed L.049-46-26 Constellation, registro PP-Lockheed L.049-46-26 Constellation (cn 2033). London, Heathrow (LHR/EGLL), em 05 de setembro de 1957.
Registro fotográfico de Ian MacFarlane, disponível em diversos sites dedicados a divulgar a História da Aviação Civil. Pode ser encontrado e baixado no link:
Sobre a aeronave:
Construído em 1945, foi equipado
com dois motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3).
Adquirido pela PAN AM (Pan
American Airways), em 25 de fevereiro de 1946, foi matriculado N88833, batizado
"Clipper Polynesia", depois renomeado "Clipper Robin Hood"
e “Clipper Bald Eagle”.
Transferido para a Panair do
Brasil em 08 de dezembro de 1950, mediante leasing, foi matriculado PP-PDD, batizado “Bandeirante
Domingos Jorge Velho”.
Em 31 de janeiro de 1951 foi comprado
pela Panair e convertido para a versão L-049.
Retirado de uso em julho de 1964,
armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão.
Desmontado em 1969, vendido como
sucata.
Um detalhe importante a ser ressaltado: O resgate histórico feito pela TAM, mediante o restauro do Connie N86533 (cn 2071), com as cores da Panair do Brasil - última pintura, e não a de um avião novo -, "matriculado" de PP-PDD, é uma esplêndida homenagem a Panair do Brasil, para exposição estática no "Museus Asas de um Sonho", localizado em São Carlos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário