Panair
do Brasil. Lockheed L-149-46-26 Constellation, matrícula PP-PDH (cn 2050).
Aeroporto Internacional do Galeão (GIG/SBGL), 1965.
Registro fotográfico encontrado na rede. Informações adicionais serão bem vindas.
Registro fotográfico encontrado na rede. Informações adicionais serão bem vindas.
Disponível em:
Sobre
a aeronave:
Construído em
1946, foi equipado com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3).
Adquirido
pela PAN AM em 20 de março de 1946 foi matriculado N88850, batizado “Clipper
Intrepid”.
Convertido
para a versão L-149, rebatizado “Clipper Congo”.
Transferido
para a Panair do Brasil em 1955, foi matriculado PP-PDH, batizado “Bandeirante
Manoel Preto”.
Após
o "pouso forçado" da Panair, sua frota foi "entregue" a
várias companhias. Entre elas, a pouco conhecida "ASAS", empresa de
transporte de carne fresca, que ficou com o PP-PDH. Porém, nunca chegou a
voá-lo.
Sucateado
em 1974, após ter permanecido armazenado por algum tempo no Aeroporto
Internacional do Galeão (GIG); desmontado e vendido a preço de ferro velho.
Um comentário:
Em 1970 fui designado pela Cruzeiro p/ ser DOV (Desp. Operacional de Vôo) em Belém-PA , acredito ter visto por vazes este Constellation em Val-de Cães, pois por lá trabalhei ate´1974, onde voavam Liberator, C-82 da Cruzereiro, cmte.Paes Leme, de cachimbo à boca, figuraça, lá estava a noite da queda do Hirondelle em 14/03/1970 com acidente de um deste na aproximação de Belém matando 36pessoas, acabou a Paraense em Junho de 1970, nome PTA -Pobre Tambem Voa.
Postar um comentário