Panair do Brasil. Lockheed
L.049-46-27 Constellation. Registro PP-PDP (cn 2052). Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), Rio de Janeiro.
Registro fotográfico encontrado
na rede (créditos na foto). Informações adicionais sempre serão bem
vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1946, foi equipado
com quatro motores Wright R-3550, adquirido novo pela American Overseas
Airlines, matriculado N90922, batizado de “Flagship Denmark”.
Permaneceu na American Overseas
Airlines até o ano de 1950 e foi rebatizado por outras duas vezes: “Copenhagen”
e “Oslo”.
Em 25 de Setembro de 1950, foi
adquirido pela Pan American Airways, mantendo a mesma matricula anterior
N90922, batizado “Clipper Mount Vernon”.
O equipamento foi utilizado pela
PAN AM até o mês de dezembro de 1957, oportunidade em que foi transferido para
a PANAIR DO BRASIL, matriculado PP-PDP.
Foi utilizado pela PANAIR até o
ano de 1963 quando, então, foi retirado de circulação e armazenado no Aeroporto
Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, onde permaneceu até meados de 1970,
oportunidade em que foi sucateado, desmontado e vendido a preço de ferro velho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário