Pesquisa Personalizada

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Douglas DC-8-33 - PP-PDS



Panair do Brasil. Douglas DC-8-33, registro PP-PDS (cn 45272/118).

Este belíssimo registro fotográfico, in flight, é de autoria de meu amigo ROUEN, a quem agradeço gentilmente a oportunidade de publicá-lo.

História:

O Douglas DC-8-33 foi entregue à PANAIR DO BRASIL em 21 de Março de 1961, registrado como PP-PDS, batizado de "Bandeirante Manuel de Borba Gato". Com "Pouso Forçado" da Panair, este equipamento foi transferido para a VARIG:

www.airliners.net/open.file/0103642/L/

Em julho de 1965, que assumiu as rotas da PANAIR, operadas com o PDS.

O PP-PDS permaneceu com a VARIG até Outubro de 1975. Em 15 de fevereiro de 1978 foi transferido para a American Jet Industries, matriculado N59AJ, e batizado "The Silver Arrow":

www.airliners.net/open.file/1070249/L/.

Em Março de 1979, foi repassado para a Gulfstream American. Convertido para a versão "freighter" 33F 2-80 (DC 8-33F-2-80). Armazenado em Mojave no mês de setembro de 1981. Em janeiro de 1985 foi adquirido pela Charlotte Aerospace Company. Em 14 de Junho de 1989, pela Jet Aviation Components & Aircraft. Em 15 de agosto de 1990, foi repassado à LAC Colombia; arrendado em março de 1991 para Tocumen Air Cargo, matriculado HP-1166. Finalmente, arrendado à Export Air, em 20 de fevereiro de 1992... até ser totalmente deteriorado em IQT.

O que restou dele, sob a Bandeira da Export Air, pode ser visto aqui:

www.airliners.net/open.file/0623505/L/

"Todos os registros fotográficos e imagens deste sitio, com os seus devidos créditos - sempre que possível identificar os seus autores - foram feitos para perpetuar a história da aviação comercial brasileira, in casu, da EMPRESA AÉREA PANAIR DO BRASIL, extinta pelo Governo Militar em 1965.

Os dados aqui contidos e reproduzidos representam um grande trabalho de pesquisa realizado por mim - um entusiasta da aviação civil e particular admirador da PANAIR DO BRASIL -, em inúmeros sites dedicados ao registro histórico da aviação civil. Seu único objetivo é manter viva a história da aviação brasileira, cujos apontamentos são tão escassos nos dias atuais".

Nenhum comentário: