Panair do Brasil. Lockheed L.049-46-26 Constellation, registro PP-PCF (cn 2049).
Embora este registro retrate um incidente em 14 de julho de 1962, se trata de um maravilhoso registro fotográfico e histórico, no Aeroporto Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL), é de autoria de David John Allen, a quem agradeço a oportunidade de publicação, disponível em:
Histórico:
Em seus 35 anos de existência a PANAIR DO BRASIL contabilizou em sua frota o total de 16 Lockheed Constellation, modelos L.049 e L.149: o PP-PCF, foi o primeiro recebido. Em 03 de abril de 1946, o PP-PCF, batizado de "Bandeirante Manuel de Borba Gato" (outro diferencial PANAIR, batizando suas aeronaves com o nome dos bandeirantes desbravadores da nova terra chamada BRASIL), inaugurou a primeira linha transoceânica para a Europa, sob a bandeira da pioneira PANAIR DO BRASIL.
O vôo partiu do Rio de Janeiro e efetuou as seguintes escalas: Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres, sendo este, por sinal, o primeiro avião internacional a pousar no recém inaugurado aeroporto britânico. Este equipamento foi entregue novo a PAN AM, em 22 de março de 1946, matriculado NC88849. Apesar do registro americano o "Connie" NC88849 NUNCA voou pela PAN AM. Foi diretamente para a então subsidiária PANAIR DO BRASIL, com que permaneceu até ser destruído em data de 14 de julho de 1962, no aeroporto do Rio de Janeiro (GIG).
Possuiu dois "títulos": Bandeirante Antonio Rodrigues Velho (foto) e Bandeirante Manuel de Borba Gato. Em julho 1962, foi retirado de uso e armazenado na base do Rio de Janeiro. Foi finalmente sucateado no ano de 1969.
Nenhum comentário:
Postar um comentário