Panair do Brasil. Douglas DC-8-33. Registro PP-PDT (cn 45273/121). Batizado Bandeirante "Brás Cubas". Aeroporto de Orly, França, em Junho de 1962.
Belo registro fotográfico de Mel Lawrence, disponível em:
http://www.airliners.net/open.file/0107965/L/
Apesar de ter sido matriculado anteriormente de N820PA (PAN AM), não foi por ela utilizado. Written off em GIG, durante a decolagem, em 20 de agosto de 1962.
Outro belo registro fotográfico do PDT, de autoria de Mel Lawrence, pode ser visualizado aqui:
http://www.airliners.net/open.file/0107966/L/
Um comentário:
Na noite de 24 de agosto de 1962, às 22h 10 min, um avião DC-8 , prefixo PP-PDT da Panair do Brasil mergulhou no mar defronte a pista do antigo aeroporto Internacional.
Após derrubar parte da amurada e cruzar a pista de rolamento da Praia do Galeão, por pouco não colidindo com um ônibus da Viação Ideal, o avião atingiu o mar, a cerca de 100 metros da praia.
Ao iniciar o procedimento de decolagem o comandante verificou que uma das turbinas estava em pane . A 288 km/h tentou que a aeronave decolasse, porém sem êxito.
Após colidir com a amurada, partes do avião foram lançadas ao longo da praia.
Por alguns dias a fuselagem e parte das asas ficaram amarradas por cordas nas amendoeiras na beira da praia.
Apesar da violência da queda, a maioria dos passageiros e tripulantes sobreviveu . De um total de 13 falecimentos, verificou-se mais tarde que parte deles foi devido a aspiração de querosene de aviação que flutuava sobre a água.
Na foto, o aspecto do local na manhã seguinte ao acidente.
http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:606
Postar um comentário