Panair do
Brasil. Consolidated Commodore 16-2, registro P-BDAI (cn 10). Em Dinner Key Bay (EUA), 1930, NYRBA.
Registro
fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Breve
histórico da aeronave, e da companhia:
Construído em 11 de junho de 1930, foi
equipado com 2 motores Pratt & Whitney Hornet Engines (575hp),
na configuração para 22 passageiros.
Adquirido novo pela NYRBA (New York -
Rio - Buenos Aires Line), em 15 de junho de 1930, foi matriculado
NC 666M, batizado “Miami”.
Em meados
de 1930, foi transferido para a Trimotor Safety Airways, Inc., matriculado
R-ACWT (operado pela NYRBA - Argentina).
Em 15 de
setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan
American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota. O R-ACWT
teve a matricula cancelada.
No Brasil,
a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi
extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano,
nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação
ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
A frota da nova empresa – Panair do
Brasil - incluía 8 hidroaviões (4 Consolidated Commodore e 4 Sikorsky S-38B,
entre eles o NC 666M, agora rematriculado P-BDAI, cuja entrega ocorreu em 20 de
março de 1931.
Transferido
para a Base da PAN AM em Dinner Key no mês de janeiro de 1933, foi submetido à
revisão.
Em 11 de
março de 1933, retornou à Panair do Brasil, rematriculado para PP-PAI, ficando em
operação até meados de 1940, quando teve a matricula cancelada em 27 de
setembro.
Em 22 de
março de 1941, foi transferido para a FAB, na Base de Belém.
w/o
reportado em 10 de junho de 1941, em Belém/PA, durante vôo de demonstração.
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