Panair do Brasil. Douglas DC-8-33, registro PP-PEF (cn 45271/114). Aeroporto de Lisboa.
Registro fotográfico recebido do amigo Flávio Amaral Junior, a quem agradeço a oportunidade de divulgação.
Breve histórico da aeronave:
Construído 08 de setembro de 1960, foi equipado com quatro motores Pratt & Whitney JT4A-11.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 22 de dezembro de 1960, foi matriculado N818PA, batizado “Jet Clipper Rambler”.
Foi transferido para a Panair do Brasil em 13 de novembro de 1963, matriculado PP-PEF, batizado “Bandeirante Brás Cubas”.
Com o “pouso forçado” da Panair em fevereiro de 1965, foi devolvido para a PAN AM em 08 de setembro de 1965, rematriculado N818PA.
Transferido para a Delta Air Lines em 30 de dezembro de 1968, foi registrado N8184A.
Em 22 de janeiro de 1974 foi vendido para a Charlotte Aircraft Corp, convertido para a versão freighter em setembro de 1974, manteve a mesma matricula.
Em 02 de julho de 1974 foi transferido para Ranger Air Cargo International, mediante leasing pela Charlotte Aircraft Corporation, mantendo a mesma matricula.
Em junho de 1976 foi transferido para a Ghana Airways, mediante leasing pela Ranger Air Cargo International, manteve o mesmo registro, devolvido em novembro de 1976.
Em 21 de outubro de 1977, foi transferido para a Intercontinental Airways, mantendo a matricula N8184A. Comprado em outubro de 1978.
Retirado de uso em outubro de 1981, armazenado. Sucateado em 06 de maio de 2003.
Registro fotográfico recebido do amigo Flávio Amaral Junior, a quem agradeço a oportunidade de divulgação.
Breve histórico da aeronave:
Construído 08 de setembro de 1960, foi equipado com quatro motores Pratt & Whitney JT4A-11.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 22 de dezembro de 1960, foi matriculado N818PA, batizado “Jet Clipper Rambler”.
Foi transferido para a Panair do Brasil em 13 de novembro de 1963, matriculado PP-PEF, batizado “Bandeirante Brás Cubas”.
Com o “pouso forçado” da Panair em fevereiro de 1965, foi devolvido para a PAN AM em 08 de setembro de 1965, rematriculado N818PA.
Transferido para a Delta Air Lines em 30 de dezembro de 1968, foi registrado N8184A.
Em 22 de janeiro de 1974 foi vendido para a Charlotte Aircraft Corp, convertido para a versão freighter em setembro de 1974, manteve a mesma matricula.
Em 02 de julho de 1974 foi transferido para Ranger Air Cargo International, mediante leasing pela Charlotte Aircraft Corporation, mantendo a mesma matricula.
Em junho de 1976 foi transferido para a Ghana Airways, mediante leasing pela Ranger Air Cargo International, manteve o mesmo registro, devolvido em novembro de 1976.
Em 21 de outubro de 1977, foi transferido para a Intercontinental Airways, mantendo a matricula N8184A. Comprado em outubro de 1978.
Retirado de uso em outubro de 1981, armazenado. Sucateado em 06 de maio de 2003.
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