Panair do
Brasil. Douglas C-53D-DO, registro PP-PBU (cn 11683). Aeroporto Santos Dumont
(SDU), Rio de Janeiro.
Registro fotográfico garimpado na rede, coleção de “Vito Cedrini”. Informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 1942, foi equipado com
dois motores Wright R-1820 Cyclone.
Adquirido pela USAF em 1942 foi matriculado 42-68756.
Antes de ser transferido para a Aviação Civil, foi
convertido para o modelo DC 3A, pela Douglas Aircraft Co., cujo primeiro
operador conhecido foi a Panair do Brasil, adquirido em 1945, matriculado
PP-PBU, batizado “Bandeirante Antonio Dias Adorno”, operado até 1958.
Transferido para a NAB (Navegação Aérea Brasileira),
matriculado PP-NAB.
Com a incorporação da NAB pela VASP, o PBU, ainda
manteve sua matricula posterior PP-NAT, e depois foi re-registrado PT-KTY.
Operado pelo Projeto Rondon.
Transferido para a RICO, manteve a matricula PT-KTY.
W/O reportado em 1974 em Campos dos Afonsos (SBAF),
Rio de Janeiro, quando operado pela Aerovalp Taxi Aéreo.
Dois registros fotográficos, com suas matriculas
posteriores podem ser vistos aqui:
Hélio Bastos Salmon:
www.airliners.net/open.file/1250847/L/
www.airliners.net/open.file/1250847/L/
Vito Cedrini:
www.airliners.net/open.file/1059362/L/
www.airliners.net/open.file/1059362/L/
Nenhum comentário:
Postar um comentário