Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16-1, registro PP-PAG (cn 6). Flutuante da Panair do Brasil em Santarém, 14 de outubro de 1940, em frente a Praça da Matriz.
Desembarque do Presidente Getúlio Vargas.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Disponível em:
http://ignacioneto.blogspot.com.br/2012/11/getulio-vargas-em-santarem.html
Breve histórico da aeronave, e da companhia:
Construído no final da década de 20, início dos anos 30, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Hornet Engines (575hp).
Adquirido inicialmente pela NYRBA - New York -, foi matriculado NC 662M, batizado "Uruguay", e posteriormente "São Paulo".
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota e suas filiais.
No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
Transferido para a Panair do Brasil, em meados de 1930, foi matriculado P-BDAG, rematriculado PP-PAG em 1931. Permaneceu em operação na Panair até o ano de 1944, oportunidade em que foi transferido para a FAB, batizado "Manaus".
Desembarque do Presidente Getúlio Vargas.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Disponível em:
http://ignacioneto.blogspot.com.br/2012/11/getulio-vargas-em-santarem.html
Breve histórico da aeronave, e da companhia:
Construído no final da década de 20, início dos anos 30, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Hornet Engines (575hp).
Adquirido inicialmente pela NYRBA - New York -, foi matriculado NC 662M, batizado "Uruguay", e posteriormente "São Paulo".
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota e suas filiais.
No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
Transferido para a Panair do Brasil, em meados de 1930, foi matriculado P-BDAG, rematriculado PP-PAG em 1931. Permaneceu em operação na Panair até o ano de 1944, oportunidade em que foi transferido para a FAB, batizado "Manaus".
Nenhum comentário:
Postar um comentário