Panair do Brasil. Douglas
C-53-DO, registro PP-PCT (cn 7396). Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído no início de 1942 (modelo Douglas C-53-DO Skytrain), equipado
com dois motores R-1830-92, foi adquirido pela USAAF em 29 de julho de 1942,
matriculado 42-15879.
Após a II Guerra Mundial foi vendido à PAN AM, matriculado NC 33322.
Foi transferido para a Panair do Brasil no mês de outubro de 1947, onde
permaneceu até meados de 1958, matriculado PP-PCT.
Registro requerido em 14
de outubro de 1947, por intermédio do processo DC-3.895-47, cujo despacho
deferindo o registro foi publicado no DOU de 20 de outubro de 1947, p. 25 –
Seção I.
Transferido para a NAB - Navegação Aérea Brasileira (leasing?), foi
matriculado PP-NMA.
Com a incorporação da NAB pela VASP, o PP-NMA foi igualmente
incorporado, mantendo a matricula anterior.
Retornando a Panair em 1962 foi reregistrado PP-PEE.
W/O em 22 de janeiro de 1965, quando voava pela Panair sob o registro
PP-PEE, já convertido para Douglas DC-3, na localidade de Porto Velho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário