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quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Lockheed Lodestar - PP-PBC - PP-PBF


Panair do Brasil. Lockheed 18-10-01 Lodestar, registro PP-PBC (cn 18-2082). Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBSP), Rio de Janeiro, década de 40. Ao lado, o PP-PBF.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Histórico:

Construído em 1941, na versão 18-08, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Twin Wasp S1C3-G, configurado inicialmente na versão PAX 12, alterada para PAX 13 em 11 de maio de 1945 (DOU de 16/05/1945 – p. 25 – Seção I).

Em 25 de fevereiro de 1941 foi modificado para a versão 18-10-01 pela Lockheed Aircraft Corp.

Adquirido pela Pan American Airways – Alaska Division (PAN AM) em 15 de março de 1941 foi matriculado NC 33667. Transferido à Panair do Brasil em 04 de abril de 1941 foi matriculado PP-PBC, em 22 de abril de 1941.

Em 25 de fevereiro de 1946, vendido para a Viação Aérea Bahiana foi rematriculado PP-BHB, em 30 de abril de 1946, batizado Cidade de Aracajú e posteriormente Cidade de Belmonte.

Por intermédio da Lei n.º 558, de 18 de dezembro de 1948, DOU de 23 de dezembro de 1948, é concedida a isenção de impostos para importação do PP-PBC, quando a Panair não mais o detinha.

A VAB faliu em 1951, tendo assumido como síndico o Banco do Brasil. Leiloado em 31 de dezembro de 1951 para Carlos F Holck. Registro cancelado em 09 de abril de 1952, com reserva de matricula por Linneu Gomes em 08 de abril de 1952 para PT-ANC. Requerido o cancelamento da matrícula em 20 de novembro de 1952, cancelada apenas em 12 de setembro de 1968!

Exportado para os Estados Unidos em maio de 1952.

Em 26 de setembro de 1952 foi registrado N34E pela LBS Aircraft Corp., convertido para a versão 18-14 em 19 de junho de 1953.

Com a mesma matricula teve vários outros donos. Em 19 de maio de 1955 foi novamente convertido agora para 18-56.

Em 05 de julho de 1970, quando era operado por Curtis J Billup para a National Child Care Centers Inc., acidentado. Reparado em 07 de agosto de 1970, registro cancelado em 14 de novembro de 1973.

Armazenado em Mesa/AZ em 1974 até ser vendido para a Aircraft Specialties.

Transferido para a Globe Air Inc. em 18 de fevereiro de 1981, rematriculado N34E em 15 de maio 1981.
Novamente armazenado em Mesa/AZ em julho de 1981.

Leiloado em 24 de outubro de 1985 pela Globe Air Inc. para pessoa desconhecida, foi armazenado. Desmontado em Ocotillo Wells, California em 1993.

Sobre o PP-PBF (cn 18-2112):

Construído em 1941, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Twin Wasp S1C3-G, configurado inicialmente na versão PAX 12, alterada para PAX 13 em 11 de maio de 1945 (DOU de 15/05/1945 – p. 25 – Seção I).

Inicialmente matriculado NC34906 pela Lockheed Aircraft Corp. em junho de 1941.

Adquirido pela Pan American Airways (PAN AM), em 17 de novembro de 1941, registrado em 01 de janeiro de 1952, manteve a mesma matricula.

Transferido à Panair do Brasil em dezembro de 1941 foi matriculado PP-PBF em 05 de dezembro de 1941.

Em 26 de março de 1947 o registro foi cancelado.

Vendido para a SAVAG em fevereiro de 1947, matriculado PP-SAC em 02 de abril de 1947.

Em 18 de dezembro de 1948, por intermédio da Lei Federal n.º 558, a Panair adquire isenção de impostos sobre a aquisição do PP-PBF, PP-PBC e PP-PBR.

W/O reportado em 10 de janeiro de 1949 no Rio Grande do Sul.

Registro cancelado em 05 de abril de 1949.

Fonte: The Lockheed Twins.

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