Panair do Brasil. Lockheed 18-10-01
Lodestar, registro PP-PBC (cn 18-2082). Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBSP), Rio
de Janeiro, década de 40. Ao lado, o PP-PBF.
Registro fotográfico garimpado na
rede, informações adicionais serão bem vindas.
Histórico:
Construído em 1941, na versão
18-08, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Twin Wasp S1C3-G,
configurado inicialmente na versão PAX 12, alterada para PAX 13 em 11 de maio
de 1945 (DOU de 16/05/1945 – p. 25 – Seção I).
Em 25 de fevereiro de 1941 foi
modificado para a versão 18-10-01 pela Lockheed Aircraft Corp.
Adquirido pela Pan American
Airways – Alaska Division (PAN AM) em 15 de março de 1941 foi matriculado NC 33667.
Transferido à Panair do Brasil em 04 de abril de 1941 foi matriculado PP-PBC,
em 22 de abril de 1941.
Em 25 de fevereiro de 1946,
vendido para a Viação Aérea Bahiana foi rematriculado PP-BHB, em 30 de abril de
1946, batizado Cidade de Aracajú e posteriormente Cidade de Belmonte.
Por intermédio da Lei n.º 558, de
18 de dezembro de 1948, DOU de 23 de dezembro de 1948, é concedida a isenção de
impostos para importação do PP-PBC, quando a Panair não mais o detinha.
A VAB faliu em 1951, tendo
assumido como síndico o Banco do Brasil. Leiloado em 31 de dezembro de 1951
para Carlos F Holck. Registro cancelado em 09 de abril de 1952, com reserva de
matricula por Linneu Gomes em 08 de abril de 1952 para PT-ANC. Requerido o
cancelamento da matrícula em 20 de novembro de 1952, cancelada apenas em 12 de
setembro de 1968!
Exportado para os Estados Unidos em
maio de 1952.
Em 26 de setembro de 1952 foi
registrado N34E pela LBS Aircraft Corp., convertido para a versão 18-14 em 19
de junho de 1953.
Com a mesma matricula teve vários
outros donos. Em 19 de maio de 1955 foi novamente convertido agora para 18-56.
Em 05 de julho de 1970, quando
era operado por Curtis J Billup para a National Child Care Centers Inc.,
acidentado. Reparado em 07 de agosto de 1970, registro cancelado em 14 de
novembro de 1973.
Armazenado em Mesa/AZ em 1974 até
ser vendido para a Aircraft Specialties.
Transferido para a Globe Air Inc.
em 18 de fevereiro de 1981, rematriculado N34E em 15 de maio 1981.
Novamente armazenado em Mesa/AZ
em julho de 1981.
Leiloado em 24 de outubro de 1985
pela Globe Air Inc. para pessoa desconhecida, foi armazenado. Desmontado em
Ocotillo Wells, California em 1993.
Sobre o PP-PBF (cn 18-2112):
Construído em 1941, foi equipado com
dois motores Pratt & Whitney Twin Wasp S1C3-G, configurado inicialmente na
versão PAX 12, alterada para PAX 13 em 11 de maio de 1945 (DOU de 15/05/1945 –
p. 25 – Seção I).
Inicialmente matriculado NC34906
pela Lockheed Aircraft Corp. em junho de 1941.
Adquirido pela Pan American
Airways (PAN AM), em 17 de novembro de 1941, registrado em 01 de janeiro de
1952, manteve a mesma matricula.
Transferido à Panair do Brasil em
dezembro de 1941 foi matriculado PP-PBF em 05 de dezembro de 1941.
Em 26 de março de 1947 o registro
foi cancelado.
Vendido para a SAVAG em fevereiro
de 1947, matriculado PP-SAC em 02 de abril de 1947.
Em 18 de dezembro de 1948, por
intermédio da Lei Federal n.º 558, a Panair adquire isenção de impostos sobre a
aquisição do PP-PBF, PP-PBC e PP-PBR.
W/O reportado em 10 de janeiro de
1949 no Rio Grande do Sul.
Registro cancelado em 05 de abril
de 1949.
Fonte: The Lockheed Twins.
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