Panair do Brasil. Lockheed 18-10-01
Lodestar, registro PP-PBF (cn 18-2112). Aeroporto de Congonhas, 1946.
Registro fotográfico garimpado na
rede. Informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a Aeronove:
Construído em 1941, foi equipado com
dois motores Pratt & Whitney Twin Wasp S1C3-G, configurado inicialmente na
versão PAX 12, alterada para PAX 13 em 11 de maio de 1945 (DOU de 15/05/1945 –
p. 25 – Seção I).
Inicialmente matriculado NC34906
pela Lockheed Aircraft Corp. em junho de 1941.
Adquirido pela Pan American
Airways (PAN AM), em 17 de novembro de 1941, registrado em 01 de janeiro de
1952, manteve a mesma matricula.
Transferido à Panair do Brasil em
dezembro de 1941 foi matriculado PP-PBF em 05 de dezembro de 1941.
Em 26 de março de 1947 o registro
foi cancelado.
Vendido para a SAVAG em fevereiro
de 1947, matriculado PP-SAC em 02 de abril de 1947.
Em 18 de dezembro de 1948, por
intermédio da Lei Federal n.º 558, a Panair adquire isenção de impostos sobre a
aquisição do PP-PBF, PP-PBC e PP-PBR.
W/O reportado em 10 de janeiro de
1949 no Rio Grande do Sul.
Registro cancelado em 05 de abril
de 1949.
Fonte: The Lockheed Twins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário